28 dezembro 2015

Ossobuco



O ossobuco que significa “osso com buraco”, é o nosso conhecido músculo bovino, a perna do boi, um corte acima da canela e abaixo do joelho, com o osso. A carne é préviamente congelada e depois serrada em rodelas, sendo que no centro fica o osso recheado de tutano, que dá sabor ao prato. 
Os melhores são os de vitela, porém mais difíceis de serem encontrados.
Deve ser cozido lentamente, em fogo baixo, por aproximadamente 2 horas, para que a carne fique com as fibras macias e suculentas, sem desfazer o tutano do osso. Este por sua vez, fornecerá um molho encorpado muito saboroso durante o cozimento.
Como eu não disponho de tanto tempo assim, preparei na panela de pressão. Fazendo com cuidado, obtém-se um resultado bem satisfatório!
O ideal é que as fatias tenham aproximadamente 250 g, com no máximo 3 cm de espessura.

Ingredientes:
- 1 Kg de ossobuco
- 2 colheres (sopa) cheias de cebola picada
- 1 xícara (chá) rasa de talo de cebolinha picado
- 1 colher (sobremesa) rasa de alho picado
- 1 colher (café) rasa de pimenta calabresa desidratada
- 400 ml de água
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal
- 1 colher (sobremesa) rasa de aji-no-moto
- óleo de canola
- farinha de trigo para empanar

Modo de preparo:
- Empane cada ossobuco com farinha de trigo, retirando o excesso.
- Coloque 3 fios de óleo de canola numa wok e leve ao fogo alto. Assim que esquentar, coloque cada fatia de ossobuco lado a lado e sele a carne dos dois lados.
- Na panela de pressão, coloque 3 fios de óleo de canola e doure o talo de cebolinha, a cebola e o alho. Coloque então as fatias de ossobuco lado a lado. Acrescente a água e a pimenta calabresa. Tempere com sal e aji-no-moto e feche a panela. Assim que começar a soltar pressão, abaixe o fogo para o mínimo e cozinhe por 40 minutos.
- Passado o tempo, elimine a pressão e abra a panela. Deixe cozinhando em fogo médio, com a panela destampada até o caldo ficar apurado.

No final você tem uma carne extremamente macia, desgrudando do osso e graças ao tutano, banhada num molho riquíssimo!
Quando você morde a carne, ela está tão macia e gelatinizada, que chega a grudar nos dentes!
Poderia dizer que fica muito melhor que uma rabada (que eu adoro!), quiçá mais saboroso e sem toda aquela gordura que ela desprende!

Nenhum comentário:

Postar um comentário