29 dezembro 2015

Geléia diet de uvas Brasil



O ano está terminando, o preço das uvas abaixando e eu aproveitando para fazer, quiçá, meu último doce deste ano!
Desta vez comprei uvas Brasil. Fui pela cor - quase pretas, já com a intenção de obter uma geléia escura pois aos olhos, são mais apetitosas - eram as mais escuras da banca de frutas.
Como da outra vez havia sobrado um pouco de geléia que não coube no vidrinho, comprei um pouco menos para que desta vez coubesse tudo. Este é o motivo de eu ter comprado exatos 800 gramas!
Bem, o rendimento foi de 300 g de geléia!
A cor ficou muito viva e levou 30 minutos para atingir o ponto de geléia!

Ingredientes:
- 800 g de uvas Brasil
- 270 ml de água quente
- 50 ml de água fria
- 1 colher (sopa) de sumo de limão
- 3 colheres (sopa) cheias de adoçante culinário em pó

Modo de preparo:
- Separe as uvas dos cachos e lave-as. Em uma panela coloque as uvas e a água quente e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhando por 20 minutos. Durante o cozimento vá amassando cuidadosamente as uvas com o auxílio de um amassador de batatas, para que o suco da uva comece a sair da fruta, porém sem que a polpa se solte da casca.
- Passado o tempo, aguarde esfriar um pouco e bata as uvas no liquidificador. Passe por uma peneira, não muito fina, para extrair o máximo de polpa. Se a trama da peneira for muito fina, poderá comprometer a espessura do doce. No meu caso, batí bem a polpa e pulei esta etapa. Desta vez, nem sentí a presença das sementes.
- Acrescente o adoçante dissolvido na água fria e no sumo de limão e leve ao fogo alto por 10 minutos. Passado o tempo, abaixe o fogo - não demais, mexendo ocasionalmente enquanto a polpa ainda estiver líquida e com mais frequência conforme a polpa for apurando, até obter a consistência de geléia. No meu caso, para a quantidade de ingredientes utilizada, foram necessários mais 20 minutos.
- Aguarde esfriar e conserve sob refrigeração, dentro de um frasco esterilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário