28 novembro 2016

Jajangmyeon com udon



O jajangmyeon é um prato coreano que tem sua origem na China e foi adaptado ao paladar coreano após a guerra da Coréia.
Há pouco mais de 20 anos, era um prato preparado apenas em ocasiões especiais. Com o crescimento da economia coreana, rápidamente se tornou um fast food, batendo a rede do McDonald’s, podendo ser rápidamente encomendado por telefone ou até mesmo comprado em pacotes instantâneos para ser preparado em questão de minutos.
O macarrão utilizado é o sutamyeon ou o kalguksu, que são vendidos frescos ou congelados. O udon japonês também pode ser utilizado, caso haja dificuldade em encontrar os anteriores.
Os demais ingedientes são o chunjang (essencial), carne (geralmente suína, tal como lombo, pernil ou barriga, mas pode ser preparado com carne bovina ou de frango), legumes, tais como: cebola, abobrinha italiana, batata, repolho, cenoura, cebolinha, nabo (três destes ingredientes são suficientes para o preparo do prato).
Variações incluem frutos do mar, tais como lulas e camarões. O peixe nunca é utilizado.
Antes de se consumido, todo o prato deve ser bem misturado, individualmente, cada um fazendo isso na própria tigela (kkkkkkk), para que o molho envolva o macarrão uniformemente e você possa se deleitar pelo molho caramelizado com seus sabores contrastantes:


Ingredientes (para 3 porções):
- 200 g de udon
- 200 g de filé mignon suíno cortado em cubos de aproximadamente 1 cm
- 3 colheres (sopa) cheias de chunjang
- 130 g de cebola cortada em cubos de aproximadamente 1 cm
- 130 g de abobrinha italiana cortada em cubos de aproximadamente 1 cm
- 130 g de cenoura cortada em cubos de aproximadamente 1 cm
- 300 ml de água fria
- 30 g de cebolinha cortada em pedaços de aproximadamente 1 cm
- 80 g de pepino japonês cortado em palitos finíssimos de aproximadamente 5 cm
- 300 ml água fria
- 10 g de hondashi
- 1 colher (sobremesa) cheia de amido de milho
- 1 sachê de adoçante
- óleo de canola

Modo de preparo:
- Coloque a água numa panelinha e leve ao fogo alto. Assim que ferver, acrescente o hondashi. Deixe esfriar completamente. 
- Cozinhe o udon em água fervente até ficar al dente. Escorra e reserve.
- Enquanto isso, prepare o restante dos ingredientes. Coloque 2 fios de óleo de canola numa wok e leve ao fogo alto. Assim que esquentar, coloque a carne de porco e deixe fritando até ficar dourada e crocante.
- Na sequência, acrescente a cebola, a abobrinha e a cenoura e deixe fritando até ficarem douradas e crocantes.
- Abra um espaço no centro da wok, empurrando os ingredientes para as laterais. Coloque nesse espaço o chunjang e deixe-o fritando por 1 minuto, sem parar de mexer (sómente no local onde está o chunjang).
- Passado o tempo, acrescente 200 ml do caldo preparado anteriormente. Tampe a wok e deixe cozinhando até os legumes ficarem cozidos, quando o caldo estará reduzido.
- Ao restante do caldo, acrescente o amido de milho e o adoçante. Misture bem e verta sobre a wok e acrescente a cebolinha. Deixe cozinhando até engrossar o caldo.
- Coloque o udon numa tigela e regue com o molho.
- Regue com óleo de gergelim a gosto e guarneça com os palitos de pepino. Sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário