14 novembro 2016

Hamburgers de frango, linhaça e batata doce



Ontem estava organizando os ingredientes da minha despensa e ví que havia um pouco de sementes de linhaça. Resolví então, preparar para hoje, estes hamburgers saudáveis.
As sementes de linhaça não devem ser consumidas inteiras pois são muito duras, isto é, difíceis de serem digeridas, o que resultaria numa não-absorção de seus nutrientes. Elas devem ser moídas na hora. Também, nunca utilize as sementes pré-moídas, pois elas oxidam com o tempo. Quanto ao tipo, fica a critério de cada um, estudos demonstram que não existe diferença significativa na atividade antioxidante e quantidade de nutrientes entre elas.
Os hamburgers ficaram muito macios e leves, porém, queimam com uma certa facilidade, então, o contrôle da chama do fogão e a atenção na hora de fritá-los, são primordiais!

Ingredientes:
- 250 g de filé de frango
- 50 g de sementes de linhaça
- 50 ml de água fria
- 200 g de batata doce
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal
- 1 colher (sobremesa) rasa de aji-no-moto
- cebolinha a gosto
- 50 ml de água fria
- óleo de canola

Modo de preparo:
- Deixe as sementes de linhaça de molho na água fria, sob refrigeração, na noite anterior ao preparo do prato.
- Corte a cebolinha em palitos finíssimos. Divida em 3 porções e reserve.
- Descasque a batata doce e cozinhe em fogo brando, por 10 minutos. Escorra e reserve.
- Bata as sementes juntamente com a água que ficou de molho, no liquidificador. Se for necessário, acrescente mais água, o mínimo possível.
- Coloque no processador, o filé de frango, a batata doce, as sementes de linhaça, o sal e o aji-no-moto e triture até virar uma massa homogênea. Divida em 3 porções.
- Coloque 2 fios de óloe de canola numa frigideira anti-aderente e leve ao fogo alto. Assim que esquentar, abaixe o fogo.
- Com as mãos úmidas, molde rápidamente cada porção da massa em forma de hamburger e coloque uma porção de cebolinha em uma das superfícies. Coloque na frigideira, com a superfície onde está a cebolinha, para cima. Repita o processo com as outras 2 porções.
- Passados 3 minutos, coloque a água fria na frigideira, pelas laterais e tampe.
- Quando dourar a parte inferior, cuidadosamente, vire os hamburgers.
- Estando sempre atento para não queimar, assim que dourar a outra superfície, retire do fogo e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário