17 novembro 2014

Moussaka de carne bovina



Moussaka é um prato bastante apreciado em vários países, entre eles, os árabes, na Turquia e na Grécia, sendo que neste úlltimo encontra-se o mais famoso, pelo seu modo de preparo, embora hajam múltiplas variações.
Este prato costuma ser associado à lasagna de berinjela e até mesmo à lasagna italiana.
A receita grega original é preparada com carne moída de cordeiro. Os demais ingredientes são: berinjelas, tomates, cebolas e um pouco de alho. Aguns acrescentam algumas camadas de batatas ou abobrinhas italianas.
Hoje preparei uma moussaka simples, não tão grossa na altura, com carne bovina. Ficou excelente!

Ingredientes:
- 1 receita de molho Béchamel em consistência de mingau
- 1,3 Kg de berinjelas
- 1 Kg de tomates italianos maduros
- 250 g de patinho moído
- 2 colheres (sopa) cheias de cebola picada
- 1 colher (sobremesa) cheia de alho picado
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal
- 1 colher (sobremesa) rasa de aji-no-moto
- 1 colher (sobremesa) rasa de hondashi
- orégano a gosto
- azeite de oliva

Modo de preparo:
- Corte os tomates em pedaços pequenos, com a pele. Reserve.
- Numa caçarola, coloque 2 fios de azeite de oliva e acrescente a cebola e o alho picados. Assim que começarem a dourar, acrescente o patinho moído. Assim que ele perder a cor avermelhada, acrescente os tomates picados e tempere com sal, aji-no-moto e hondashi. Deixe cozinhando, em fogo brando, com a panela tampada. Assim que os pedaços de tomates se desmancharem e o molho ficar encorpado, desligue o fogo. Reserve.
- Unte uma forma de aproximadamente 25 x 35 cm com azeite de oliva e reserve.
- Enquanto o molho cozinha, prepare as berinjelas. Descasque apenas 2 lados como na foto abaixo, para que ao fatiá-las, a primeira e a última fatia não fiquem com a casca. A idéia é deixar a casca apenas nas extremidades da berinjela:


- Corte as berinjelas, no sentido longitudinal, com no máximo 1/2 cm de espessura.
- Coloque um fio de azeite de oliva numa frigideira anti-aderente e leve ao fogo brando. Assim que esquentar, coloque cada fatia de berinjela, uma ao lado da outra, e deixe até que fiquem douradas de ambos lados. Eventualmente, borrife água sobre a frigideira, pois a tendência é que ela fique sêca  rápidamente, pois a berinjela absorve todo óleo.
- Vá retirando as fatias douradas e distribuindo-as na forma untada, formando diversas camadas.
- Cubra com o molho de tomate uniformemente.
- Na sequência, cubra com o molho béchamel uniformemente.
- Por fim, polvilhe orégano a gosto. É opcional. Na realidade nem faz parte do prato, mas eu achei que daria um toque a mais e deu! Pode-se também polvilhar queijo parmesan ralado a gosto.
- Leve ao forno alto por 20 minutos.
- Dependendo da altura do moussaka, deixe esfriar um pouco de cortar, para que ele não desmanche ao ser cortado. Além disso, ao tirar do forno o prato ainda está cheio de líquidos que serão absorvidos enquanto ele esfria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário