17 novembro 2014

Molho Béchamel


É também conhecido como Molho Branco, porém o molho branco na verdade é de preparação mais simples, diferindo ligeiramente do Béchamel.
O molho Béchamel, é a base de diversos pratos. Deve ter coloração marfim e aparência de creme. É necessário cozer bem a farinha antes de acrescentar o leite, para que ela não fique com gosto de farinha crua. Dependendo da receita, pode ser levemente queimada antes de acrescentar o leite, que por sua vez, pode ser acrescido a mais ou a menos para que o molho fique mais ralo ou mais espesso.
Muita gente acrescenta ovo crú batido, depois que o molho estiver morno. Eu acho desnecessário. Em todo caso, postarei a receita com o ovo crú, ficando a critério de cada um, colocá-lo ou não.


Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) cheias de manteiga sem sal
- 3 colheres (sopa) cheias  de farinha de trigo
- 400 ml de leite integral
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal
- 1 colher (sobremesa) rasa de aji-no-moto
- 1 colher (café) rasa de pimenta do reino branca moída
- 1 colher (café) rasa de noz moscada ralada
- 1 ovo extra-grande

Modo de preparo:
- Coloque a farinha numa frigideira e leve ao fogo brando, mexendo sempre. Dependendo da receita, cozinhe a farinha até que ela fique levemente dourada ou bem dourada - o importante aquí, é que ela fique cozida. Retire do fogo e aguarde esfriar.
- Acrescente o leite à farinha, mexendo bem. Acrescente o sal, o aji-no-moto, a pimenta e a noz moscada, misturando até tudo ficar homogêneo.
- Derreta a manteiga dentro de uma panela, em fogo brando e acrescente a mistura anterior, mexendo bem até engrossar, lembrando que ao esfriar, a molho adquire mais consistência, então, não engrosse muito. Retire a panela do fogo e deixe amornar por aproximadamente 10 minutos.
- Enquanto isso, bata ligeiramente o ovo. Passado o tempo, acrescente-o ao molho mexendo rápidamente com o fouet, para evitar que cozinhe antes de ser incorporado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário