11 outubro 2013

Okowa chinês



Hoje preparei este prato que eu não faço há muito tempo. Considero-o um prato completo, sem necessidade de acompanhamentos. Minha prima Roseli é uma expert em prepará-lo e sempre que tenho oportunidade de me reunir com os parentes nas festas de final de ano, tenho a satisfação de degustá-lo e ainda levar uma porção para casa, que ela, gentilmente já deixa separado numa embalagem descartável, especialmente!
Originalmente ele é preparado na panela de cozimento à vapor, mas sempre acho mais prático prepará-lo no suihanki.
Os ingredientes variam muito, hoje preparei com o que eu tinha em mãos - ficou delicioso!

Ingredientes:
- 95 g de mochigome
- 40 g de arroz japonês
- 200 ml de água
- 50 g de filé de frango
- 50 g de gobo
- 50 g de cenoura
- 50 g de shiitake hidratado
- 1 colher (café) rasa de sal
- 1 colher (café) rasa de aji-no-moto
- 1 colher (sobremesa) rasa de hondashi
- 3 colheres (sopa) de sake culinário
- 2 colheres (sopa) de molho de soja
- sementes de gergelim pretas a gosto
- aji-no-moto para polvilhar a gosto

Modo de preparo:
- Coloque o mochigome e o arroz japonês numa bacia, lave bem e deixe escorrendo por 30 minutos.
- Passado o tempo, transfira os grãos para o suihanki, acrescente a água e deixe de molho por pelo menos 2 horas.
- Corte o filé de frango em tirinhas pequenas. Reserve.
- Corte o gobo e a cenoura em palitos. Reserve.
- Fatie o shiitake. Reserve.
- Acrescente ao suihanki o frango, o gobo, a cenoura e o shiitake. Tempere com sal, aji-no-moto, hondashi, sake culinário e molho de soja. Misture tudo, tampe a panela e ligue para cozinhar.
- Depois de pronto, sirva quente, frio ou gelado, polvilhando aji-no-moto e sementes de gergelim pretas a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário