15 dezembro 2010

Cabeças de salmão fritas


Muita gente não dá a menor importância para as cabeças dos peixes, há até os que tem verdadeira repugnância só pelo fato de serem cabeças!!!!!
Eu mesmo, há alguns anos atrás, nem ligava tanto. Tudo começou num dos dias que comprei vários quilos de filés de anchovas e as carcaças vieram junto. Das carcaças, separei apenas as cabeças numa sacola e já ia jogá-las fora, quando uma conhecida que estava presente, me disse para não fazê-lo pois ela os levaria para comer - segundo ela, eram deliciosas!!!!!
Depois que ela se foi fiquei pensando…….. para ela ter levado tantas cabeças, o negócio deve ser bom mesmo!
Foi a partir daí que dei mais importância a elas!
A conhecida preparava as cabeças cozidas. Nunca fiz assim. Sempre que faço, faço fritas em imersão no óleo. Assadas só fiz uma vez, fritas ficam melhores. Há também os que preferem fazer um pirão.
Desde a primeira preparação, as cabeças passaram a ser uma das minhas partes favoritas! Muuuuuito deliciosas!!!!!!!!!!!
As cabeças tem uma espécie de colágeno - chega a grudar nos dentes - uma loucura!!!!! Só comendo mesmo para saber!!!!!
O tempo de imersão no óleo varia de peixe para peixe. Para o salmão, 20 minutos são suficientes para deixá-las no ponto, mas se o tempo se prolongar todas as partes ficarão bem crocantes, a ponto de ser possível comer a cabeça inteira - sem sobras!!!!!! Inclusive os dentes!!!!!!
O modo de preparo desta verdadeira iguaria é bem simples. Enquanto o óleo está no fogo, corto as cabeças em pedaços, com o auxílio de um cutelo e um martelo de cozinha.
Frito-as sem nenhum tempêro e deixo-as escorrendo por alguns instantes. Se, devido à fritura, quiser deixá-lo mais sequinho, leve os pedaços ao forno alto por uns 10 minutos e mais um pouco de óleo será liberado.
Na hora de comer, tempero ora com limão, ora com molho de soja - isso fica a critério de cada um e do momento. Experimentem!

2 comentários:

  1. olha eu tb nao ligava à cabeça do salmão, até que vi que aqui em Portugal elas custam 1.50€ ou seja uma pechincha , acho que ainda nao viram o valor das mesmas :S eu gosto de assa-las na brasa no forno e tb fazer na panela, o tempero é basicamente o mesmo, sal, alho, pimenta, ervas de provence e um pouco de vinho branco e azeite ou margarina, é bem rapido para cozinhar, e acompanha bem com batata cozida e salada :) semper que faço em casa num instante desaparece tudo e todo o mundo fica feliz :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia seja bem vinda! Experimente também cabeças de anchovas, são espetaculares!

      Excluir