05 fevereiro 2017

Kimchi parte 13 - Kkakdugi sem pasta de chia



Ontem preparei mais uma leva de mak-kimchi e com o nabo remanescente, preparei um pouco de kkakdugi, desta vez de maneira mais fácil, sem a pasta de chia que eu costumo utilizar para preparar meu mak-kimchi.
Assim como o oisobagi-kimchi, o kkakdugi é um kimchi mais clean e não precisa ser preparado com a pasta - basta misturar bem todos os ingredientes! Conta ainda com o diferencial de poder ser consumido logo em seguida!

Ingredientes:
- 500 g de nabo
- 1 colher (sopa) rasa de sal
- 30 g de cebolinha
- 30 g de cebola ralada
- 15 g de gengibre ralado
- 1 colher (sopa) rasa de adoçante culinário
- 1 colher (sopa) cheia de pimenta em flocos gochugaru
- 5 dentes de alho moídos
- 45 ml de myeolchi aekjeot
- sementes de gergelim brancas a gosto

Modo de preparo:
- Descasque o nabo e corte em fatias de 2 cm de espessura.
- Corte cada fatia em cubos de 2 x 2cm.
- Coloque tudo numa bacia e acrescente 1 colher (sopa) rasa de sal. Misture tudo muito bem e deixe em temperatura ambiente por no mínimo 1 hora, mexendo ocasionalmente.
- Passado o tempo, lave os pedaços de nabo para remover o sal e deixe no escorredor, enquanto prepara os tempêros.
- Corte a cebolinha em fatias diagonais de aproximadamente 5 mm. Reserve.
- Coloque numa bacia a pimenta em flocos, o adoçante, o alho, o gengibre, a cebola ralada, o sal, a cebolinha, o myeolchi aekjeot e misture bem.
- Coloque toda a mistura sobre os cubos de nabo e misture tudo muito bem com as mãos. Se preferir, coloque em um pote ou então, mantenha na bacia. Cubra a bacia com filme plástico ou tampe o pote e deixe em temperatura ambiente para fermentar. Dependendo da temperatura e da umidade, será necessário ficar assim por 2 dias. Quanto mais quente e úmido o ambiente, mais rápido o kimchi fermentará. Preste atenção para não fermentar muito, caso contrário, ficará muito ácido.
- Após a fermentação, conserve em pote fechado na geladeira para interromper o processo de fermentação. Na verdade, a fermentação não é interrompida - sob refrigeração, o kimchi continuará fermentando, mas muito lentamente. Separe a quantidade a ser consumida e opcionalmente regue com óleo de gergelim e polvilhe sementes de gergelim brancas a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário