27 fevereiro 2017

Cuscuz de tapioca hidratada, coco e abacaxí na taça



Minha intenção hoje, era a de preparar um doce típico do Nordeste brasileiro, mais precisamente da Bahia, que eu nunca havia comido, que me recomendaram praparar, visto que é muito popular por aquelas bandas e muito saboroso.
Mas, como sempre, eu tive que mudar alguma coisinha.......
A receita original diz para utilizar tapioca em grãos. Eu não tinha! Só tinha a tapioca hidratada, que eu havia congelado para uso futuro.
E agora?
Dei uma pesquisada. 
De fato, a tapioca hidratada é boa para preparar a tapioca de frigideira, ou a crepioca, ou o pão de queijo de frigideira, mas não o cuscuz!!!!!!!!
Como eu sou teimoso, mandei bala assim mesmo.
A receita não vai ao fogo. Preparei tudo certinho, com exceção da tapioca (kkkkkkk) e coloquei na geladeira por 2 horas. A massa não pegava consistência e continuava líquida.
O quê que eu fiz?
Coloquei tudo numa panelinha e mandei pro fogo! (outra mudancinha........)
Deixei até engrossar e depois seguí a receita conforme vocês vão ler abaixo.
A consistência, depois de pronta, ficou boa, parecendo com uma geléia de mocotó (a consistência, não o gosto, heim pessoal!).
Talvez tivesse ficado melhor, se eu tivesse colocado numa forma quadrada ou retangular, desenformado, cortado em pedaços e depois passado pelo coco ralado. Teria ficado algo parecido com uma maria-mole mais consistente.
Mas ficou bom!
Gostei!
Aprovado!
Minha única frustração foi que eu fiquei sem saber qual a verdadeira consistência e o sabor!
Mas fica prá próxima!
Na próxima, vou comprar os ingredientes certinhos e preparar aquele cuscuz de tapioca!!!!!!!

Ingredientes (para 4 porções):
- 140 g de tapioca hidratada
- 2 colheres (sobremesa) cheias de adoçante culinário
- 100 g de abacaxi
- 170 ml de água
- 100 ml de leite de coco
- coco ralado a gosto

Modo de preparo:
- Coloque o abacaxí num mini-processador e triture grosseiramente.
- Coloque a tapioca e o adoçante em uma tigela e misture bem.
- Na sequência, acrescente o abacaxí triturado, a água e o leite de coco e misture tudo muito bem. Transfira tudo para uma panela e leve ao fogo alto. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e misture contínuamente até engrossar. Desligue o fogo.
- Aguarde esfriar um pouco e transfira para as taças.
- Polvilhe coco ralado a gosto e deixe na geladeira por 2 horas no mínimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário