25 agosto 2016

Rollmops de sardinha



Rollmop é um prato alemão, preparado com arenque. Como esse tipo de peixe é encontrado sómente nas águas do Atlântico Norte, no Brasil o rollmop é preparado com filé de sardinha com a pele.
Quem sempre costumava fazer, era minha saudosa tia Sachiko. Ela os preparava com mini cebolas e não dava para parar de comer!!!!!!
Esta conserva deve ser preparada com no mínimo 2 dias de antecedência, para que fique bem marinado. Como o peixe utilizado é crú, tanto ele como os legumes serão curtidos durante esse tempo no molho e como resultado teremos uma verdadeira explosão de sabores!

Ingredientes:
- 3 sardinhas de frescas de aproximadamente 100 g cada uma.
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal
- 1 xícara (chá) de vinagre de maçã
- 60 g cebola
- 30 g pimentão verde
- 60 g pepino japonês
- 1 pimenta dedo-de-moça pequena
- 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva extra-virgem
- 1 colher (sobremesa) rasa de aji-no-moto

Modo de preparo:
- Retire as escamas das sardinhas, corte a cabeça e o rabo e descarte-as. Faça um corte ao longo da barriga e descarte as vísceras. Continue cortando longitudinalmente, mas sem separar os dois filés, de forma que o peixe fique aberto em forma de borboleta. Retire a espinha central e demais espinhas - não é necessário retirar as espinhas muito pequenas das extremidades, pois são macias e não farão diferença posteriormente.
- Lave bem cada sardinha em água corrente e seque-as com papel toalha. Coloque num prato fundo, polvilhe sal e deixe marinando por 1 hora, sob refrigeração.
- Passado o tempo, escorra o líquido liberado pelos filés e regue com o vinagre de maçã. Deixe marinando por 30 minutos, sob refrigeração.
- Corte a cebola, o pimentão e o pepino em tiras finas, do tamanho da largura dos filés. Divida em 3 porções.
- Coloque cada filé na bancada, com a pele voltada para baixo, coloque uma porção dos legumes cortados em cada um e enrole-os. Prenda com palitos de dente para que não abram e coloque-os num recipiente pequeno que tenha tampa.
- Corte a pimenta dedo-de-moça em fatias finas, com as sementes. Reserve.
- Ao vinagre que restou da marinada, acrescente o azeite de oliva extra-virgem, o aji-no-moto e a pimenta fatiada. Misture bem e despeje sobre as sardinhas que devem estar cobertas com o líquido. Caso falte líquido, complete com mais vinagre.
- Tampe o recipiente e deixe marinando, sob refrigeração, por pelo menos 2 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário