08 junho 2016

Salada de lagarto



Hoje preparei uma salada de lagarto para comer com pão integral, na larica da madruga.
Tive que mudar meus hábitos - o recheio dos meus sandubas eram de embutidos - depois que meu exame de colesterol excedeu os limites! Kkkkkkk
Esta opção, que mostro a seguir, é bem mais saudável. E delciosa. O lagarto é uma carne que tem muito pouca gordura entremeada, este foi o motivo da minha escolha.
Como eu gosto de comer meu lanchinho como se fosse uma bruschetta, preferí picar os ingredientes do molho, pois assim fica mais fácil na hora de morder. Se você for comer como um sanduíche, com o recheio no meio de duas fatias de pão, corte os ingredientes em rodelas, esta escolha torna o prato mais apresentável.

Ingredientes da carne:
- 1 peça de lagarto de aproximadamente 1.5 Kg
- 1 colher (sobremesa) cheia de sal

Ingredientes do molho:
- 200 g de pimentão verde
- 300 g de cebola
- 60 g de pimenta dedo-de-moça
- 2 colheres (sobremesa) rasas de sal
- 2 colheres (sobremesa) rasas de aji-no-moto
- vinagre de maçã a gosto
- azeite de oliva extra-virgem a gosto

Modo de preparo da carne:
- Limpe a carne, retirando e descartando o máximo de gordura superficial possível.
- Coloque a peça limpa na panela de pressão, acrescente o sal, cubra com água e leve para cozinhar, na pressão, fogo brando, por 40 minutos.
- Passado o tempo, retire a carne da panela e aguarde esfriar. O caldo remanescente, poderá ser aproveitado para outros fins, pois é saboroso e rico em nutrientes.
- Esfriada a carne, embrulhe-a com papel alumínio e deixe na geladeira por 24 horas. Se preferir, coloque no freezer para agilizar o processo. Neste caso, preste atenção para que a carne não congele!
- Passado o tempo, com uma faca bem afiada, corte a carne em fatias finíssimas. Para se conseguir isso é imprescindível que a faca esteja bem afiada e a carne esteja bem resfriada e compacta.

Modo de preparo do molho:
- Corte o pimentão em rodelas finíssimas e coloque numa tigela. Opcionalmente, pode ser picado.
- Corte a cebola em rodelas finíssimas e coloque na mesma tigela. Opcionalmente, pode ser picada.
- Corte a pimenta dedo-de-moça em rodelas finíssimas, com ou sem as sementes e coloque na mesma tigela. Com as sementes, o prato ficará mais ardido. Opcionalmente, pode ser picada.
- Tempere com sal, aji-no-moto, vinagre e azeite de oliva extra-virgem.
- Misture tudo muito bem.

Montagem:
- Num recipiente ou travessa, coloque uma camada de carne e uma de molho, sucessivamente até terminarem os ingredientes.
- Leve para a geladeira e deixe pelo menos por 24 horas antes de servir, para que o tempêro penetre na carne.

Como eu não vou consumir toda a peça de imediato, o que eu fiz?
Fatiei toda a peça, separei o que eu vou consumir nos próximos dias e congelei o restante, em porções.
O molho, óbviamente, não pode ser congelado. Então, preparei o molho sómente na proporção a ser consumida. Quando eu descongelar outra porção, preparo outro molho.

Se quiser acrescentar azeitonas ao molho, também fica muito bom! Fica a critério de cada um!

4 comentários:

  1. Francamente, estou começando a duvidar da boa fé desses exames de colesterol... mas boa dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigooooo!!!!!! Há quanto tempo!!!!!! Espero que esteja tudo bem contigo!

      Excluir
  2. Receita simples e apetitosa, gostei e vou fazer! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rosângela Pontes Coelho Serafim! Com certeza irá adorar!

      Excluir