20 junho 2016

Salada de frango e legumes



Durante a semana vinha pensando direto no molho da salada de lagarto que preparei noutro dia. O perfume, o sabor desse molho, depois que eu como, sempre deixa um gostinho de quero mais.
Foi pensando nisso que me veio a idéia de preparar a salada de hoje, que está mais para prato principal, o que não deixou de ser - com apenas alguns ingredientes, ela se tornou riquíssima - e para acompanhar fiz sómente uma sopinha de mandioquinha, que foi muito bem-vinda!
Aconselho a preparar o molho com antecedência, para que o gosto dos ingredientes dela fiquem mais saborosos. Eu recomendo prepará-lo com 2 dias de antecedência e deixá-lo no refrigerador até o momento do uso.
Desta vez não vou especificar quantidades. Fica a critério de cada um colocar mais quantidade de ingredientes ou menos. Você quer um bife de frango maior? Quer menos beterrabas? Tudo bem! Faça como achar que a sua salada deve ficar! Vou apenas dar as diretrizes para que você possa concluir o prato, OK?

Ingredientes da base:
- filé de frango
- beterraba
- tomate longa-vida
- ovo
- sal
- aji-no-moto
- óleo de canola
- orégano

Ingredientes do molho:
- cebola
- pimentão verde
- pimenta dedo-de-moça
- vinagre de maçã
- azeite de oliva extra-virgem
- sal
- aji-no-moto

Modo de preparo do molho:
- Corte a cebola, o pimentão e a pimenta dedo-de-moça sem as sementes, em fatias finas e coloque num recipiente.
- Tempere com sal, aji-no-moto, vinagre de maçã e azeite de oliva extra-virgem. Misture tudo muito bem, tampe o recipiente e deixe no refrigerador até o momento de montar o prato.

Modo de preparo da base:
- Fatie o peito de frango em bifes e coloque, um por vez, dentro de um saco plástico e bata com o auxílio de um martelo de cozinha, ou caso não possua, com o fundo de uma panela pequena, para alargar e afinar os bifes.
- Coloque um pouco de óleo de canola numa wok e leve ao fogo alto. Assim que esquentar, abaixe o fogo e coloque os bifes um ao lado do outro. Polvilhe um pouco de sal e doure dos 2 lados. Retire e deixe escorrendo. Se preferir, o frango pode ser grelhado, por exemplo, numa grelha de fogão. Dessa forma, elimina-se a necessidade de colocar o óleo.
- Corte o tomate em fatias finas. Reserve.
- Descasque e cozinhe a beterraba na pressão, fogo brando, por 10 minutos. Escorra e corte em fatias finas. Reserve.
- Cozinhe o ovo por 10 minutos em fogo brando, descasque e corte em pétalas. Reserve.

Montagem:
- Coloque o bife de frango sobre o prato e cubra com o molho.
- Acomode ao lado, as fatias de beterraba e tomate e as pétalas de ovo. Polvilhe um pouco de sal e aji-no-moto e regue com o caldo remasnescente do molho. Na sequência, regue um pouco de azeite de oliva extra-virgem e polvilhe um pouco de orégano sómente sobre os legumes. Sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário