06 março 2013

Nitsuke de cabeças de salmão



Nitsuke é um tipo de caldo japonês utilizado para cozidos, muito popular e simples de ser preparado, a base de sake, molho de soja e gengibre.
Logo de cara já me remete ao passado, onde lembro de minha mãe preparando o peixe e servindo-o na própria panela do cozimento, na mesa de fórmica que tínhamos na cozinha.
Hoje utilizei cabeças de salmão, não inteiras. Sempre que compro peixes, peço ao peixeiro para separar as cabeças e as carcaças, pois são muito ricas na preparação de caldos ou outros pratos. Afim de reduzir o volume do prato, tive o cuidado de separar e cortar sómente as partes da cabeça que tinham carne.
Pode ser preparado com qualquer tipo de peixe, inteiros ou sómente as cabeças. Os japoneses utilizam muito o pargo no preparo deste prato.
A receita é para a quantidade de cabeças de salmão que eu tinha em estoque: 850 gramas. Se você for preparar mais ou menos que isso, basta fazê-lo na proporção correta.

Ingredientes:
- 850 g de cabeças de salmão (partes que tenham carne)
- 1 colher (sopa) rasa de manteiga sem sal
- 4 colheres (sopa) de molho de soja
- 4 colheres (sopa) de sake culinário
- 1 colher (sobremesa) rasa de gengibre ralado
- 1 colher (sobremesa) rasa de hondashi
- 1 colher (sobremesa) rasa de aji-no-moto
- 1 sachê de adoçante em pó
- 250 ml de água

Modo de preparo:
- Coloque a manteiga numa panela ou frigideira funda e leve ao fogo. Assim que derreter, coloque o molho de soja, o sake culinário, o gengibre ralado, o hondashi, o aji-no-moto e o adoçante em pó.
- Em seguida coloque os pedaços de peixe e acrescente a água. Coloque uma tampa menor que a panela - ela ficará em contato com o peixe - para que o vapor circule pelo alimento, evitando o ressecamento do peixe e ao mesmo tempo o caldo se evapore e se reduza. Quando começar a ferver, abaixe o fogo.
- Assim que o caldo se reduzir para 1/4, desligue o fogo e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário