03 outubro 2016

Ttukbaegi gyeranjjim



Gyeranjjim é o chawan mushi coreano. Assim como o japonês, os principais ingredientes incluem ovo e água ou caldo, com ingredientes opcionais, tais como verduras, legumes, frutos do mar, fungos. Os ovos e a água (ou caldo) são misturados e após o cozimento, o resultado é um pudim de consistência cremosa, com um pouco de caldo delicioso no fundo. O óleo de gergelim, finalizando o prato, dá aquele gostinho especial, que o diferencia do chawan mushi japonês.
Existem várias formas de se preparar o gyeranjjim. Normalmente ele é cozido no vapor, assim como o japonês. Na receita de hoje, ttukbaegi gyeranjjim, o prato é preparado numa tigela de barro (ttukbaegi), que vai direto ao fogo. A vantagem de preparar na tigela de barro é que ela mantêm o calor por mais tempo. Podem perceber, depois que ela sai do fogo, o prato ainda continua borbulhando por algum tempo!

Ingredientes:
- 2 ovos extra grandes
- 300 ml de caldo (de galinha, peixe, carne, legumes ou fungos)
- 10 g de hondashi
- 1 colher (sobremesa) rasa de aji-no-moto
- 3 colheres (sopa) cheias de cebolinha picada

Modo de preparo:
- Coloque o caldo na tigela de barro e leve ao fogo alto. Eu preparei um caldo com a carcaça da pescada que utilizei na peixada, fervendo-a com 500 ml de água, fogo brando, por 15 minutos.
- Enquanto isso, numa tigela, coloque os ovos e 2 colheres (sopa) cheias de cebolinha picada. Bata bem.
- Quando o caldo começar a ferver, acrescente o hondashi e o aji-no-moto e abaixe o fogo. Acrescente a mistura de ovos batidos, mexendo bem com um garfo durante 20 segundos.
- Tampe a tigela e deixe cozinhando por mais 4 minutos em fogo baixo, até que a mistura de ovos comece a ferver e apresente uma textura de pudim macio.
- Passado o tempo, desligue o fogo e salpique 1 colher (sopa) de cebolinha picada e regue com 2 fios de óleo de gergelim.
- Sirva quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário