11 abril 2016

Kimchi parte 3 - Tongbaechu-kimchi fermentado com camarões 7 barbas


Também conhecido como baechu-kimchi, pogi-kimchi ou simplesmente kimchi, trata-se do tradicional kimchi de acelga, prato nacional da Coréia, uma conserva fermentada, deliciosa, extremamente saudável, com lactobacillus, possuindo diversas formas de preparo, dependendo da região. Já postei há alguns anos atrás, meu primeiro kimchi, que pode ser visto aquí.
Como sempre, o que me falta nesse fim de mundo, são os ingredientes originais para o preparo do prato!
Como sempre, foram substituídos por ingredientes que eu tenho acesso, porquê eu não vou deixar de comer os pratos que eu quero comer, por falta de ingrediente original! Kkkkkkkk
O resultado não ficou tão vermelho quanto ao do kimchi coreano..... :(

Ingredientes:
- 1 acelga de aproximadamente 1 Kg
- 1 xícara (chá) rasa de sal
- 1/3 copo (americano) de mochigome
- 3 copos (americanos) de água fria
- 150 g pimentas dedo-de-moça
- 100 g de camarões 7 barbas congelados
- 10 dentes de alho moídos
- 40 g de gengibre ralado
- 2 colheres (sopa) cheias de maçã ácida ralada
- 2 colheres (sopa) rasas páprica picante
- 1 colher (sobremesa) cheia de sal
- 2 colheres (sopa) cheias de adoçante culinário
- 1/2 maço de cebolinha
- 2 colheres (sopa) de molho de ostras
- 2 colheres (sobremesa) rasas de hondashi
- sementes de gergelim brancas a gosto

Modo de preparo:
- Corte a acelga em 4 partes no sentido longitudinal. Lave-a e coloque-a numa bacia.
- Esfregue 1 xícara de sal por toda a acelga, usando mais sal próximo ao caule, onde as folhas são mais espessas. Deixe repousando durante 2 horas no mínimo, eventualmente revolvendo toda a acelga. Se preferir, salgue-a antes de ir dormir e continue o preparo depois que acordar.
- Passado o tempo ou no dia seguinte, lave a acelga para remover o sal e eventuais resíduos e posteriormente, aperte com as mãos para eliminar o excesso de água. Corte e descarte o finalzinho do talo - onde as folhas estão prêsas, pois é uma parte muito dura.
- Bata o mochigome no liquidificador ou moa no processador. Peneire e descarte os pedacinhos maiores que não passaram pela peneira. Coloque o pó numa panelinha juntamente com a água e ferva, fogo baixo, até ficar com consistência cremosa, misturando sempre para não empelotar. Aguarde esfriar. Esse creme servirá para preparar uma pasta adequada onde serão misturados todos os tempêros.
- Corte a cebolinha em pedaços de aproximadamente 3 cm. Reserve.
- Corte as pimentas ao meio no sentido longitudinal e descarte as sementes. Coloque-as no mini processador e triture. Se não possuir o mini processador, bata com a faca. Reserve.
- Coloque os camarões numa vasilha com água, para descongelar. Escorra e coloque no mini processador e triture. Se não possuir o mini processador, bata com a faca. Reserve.
- Incorpore as pimentas, os camarões, o alho, o gengibre e a maçã ralada ao creme de mochigome. Acrescente a páprica picante, o sal, o adoçante, a cebolinha, o molho de ostras e o hondashi e misture bem.
- Passe toda a mistura nas folhas de acelga generosamente. Se preferir enrole–as em forma de rocambole, na quantidade e tamanho desejados.
- Coloque num pote fechado e deixe em temperatura ambiente para fermentar. Dependendo da temperatura e da umidade, será necessário ficar assim por 2 dias. Quanto mais quente e úmido o ambiente, mais rápido o kimchi fermentará. Preste atenção para não fermentar muito, caso contrário, ficará muito ácido.
- Após a fermentação, conserve em pote fechado na geladeira para interromper o processo de fermentação. Na verdade, a fermentação não é interrompida - sob refrigeração, o kimchi continuará fermentando, mas muito lentamente. Separe a quantidade a ser consumida, se preferir elimine o excesso de líquido espremendo com as mãos. Em seguida, regue com óleo de gergelim e salpique com as sementes de gergelim brancas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário