09 maio 2013

Ginseng da Madá - a verdade

Estou um tanto quanto atrasado para escrever este post a respeito do Ginseng da Madá!
Há mais de um ano, Antônio César, um dos leitores do meu blog, me deu esclarecimentos a respeito dessa planta que na verdade não é ginseng, mas sim cúrcuma ou falso açafrão, cujo nome científico é Curcuma Zedoaria. 
A partir disso, dei uma pesquisada.
Num primeiro momento, fiquei sabendo que os rizomas da cúrcuma, aqueles tão conhecidos, de um amarelo-intenso, são muito utilizados no sul da Índia: servem para dar cor e acentuar o sabor dos pratos.
Esperei as folhas secarem - esta é a época  apropriada para desenterrá-los:


Mas……
Qual não foi a minha surprêsa?
Os rizomas eram azuis!!!!!!


 E não de cor amarelo-intenso como eu esperava!!!!!!!!!


E com um sabor extremamente desagradável!
Jamais utilizaria isso como tempêro para prato algum!
Pensei: a cúrcuma é tão popular, mas onde está a graça de toda essa popularidade?
E essa cor azul…. tem alguma coisa errada…..

Dei mais uma pesquisada.

Me deparei com várias espécies de cúrcuma: e agora, qual é a minha?
Passei as fotos da minha plantação de cúrcuma para a blogueira e nutricionista Neide Rigo, na expectativa que ela pudesse me dar maiores informações a respeito.
Muito gentilmente, ela me informou que de fato, conforme havia citado Antônio César, a cúrcuma que eu possuo é a Curcuma Zedoaria, a de flor rosa, mas, que não é a espécie utilizada para tempêro. Para essa finalidade teria que ser a Curcuma Longa, a de flores brancas:


O enigma estava solucionado!
As informações que coletei a respeito da Curcuma Zedoaria, que é a espécie que eu possuo, é que seus rizomas tem propriedades medicinais, entre elas: aumentam a eficácia da quimioterapia e radioterapia em tratamentos de câncer, também são utilizados contra bronquites, cálculos renais, úlceras gástricas, insônias, para reduzir a taxa de colesterol no sangue e ativar a circulação sanguínea.
Não pesquisei muito a respeito, mas posso afirmar que os rizomas medicinais são utilizados em forma de chás, tinturas e extratos e não devem ser utilizadas por gestantes nos 3 primeiros meses de gravidez e também, por lactantes.
Antônio César estava certo a respeito do nome científico da minha cúrcuma, porém, equivocado com relação ao nome popular "falso-açafrão", que é peculiarmente atribuído à espécie Curcuma Longa. Em todo caso, agradeço imensamente à ajuda de todos, que foram de grande valia!

3 comentários:

  1. Oi Johnny
    Faz muito tempo que a gente não se fala e faz mais tempo ainda que mandei informações sobre o seu “Ginseng da Madá”. Acho que foi no final de 2011... Realmente, quando mandei essas informações tinha certeza do que dizia, mesmo porque tenho uma touceira enorme aqui na minha chácara, que a cada ano aumenta mais... Já havia pesquisado a respeito e estava seguro de que se travada da Cúrcuma Zedoária. Quando ao nome de “falso açafrão” repeti o que estava escrito na literatura encontrada por ocasião da minha pesquisa. Nem me lembro mais de onde retirei tal informação... Acho que não mencionei para você também.
    Em todo caso continue sempre porque suas receitas são deliciosas.
    Pena que você parou com o Blog: SEL - Serviço de Esclarecimento ao Leitor
    Tem tanta coisa ainda para ser esclarecida sobre a culinária oriental e também da culinária em geral... Eu tenho procurado juntar tudo o que posso e montei um dicionário de termos da culinária oriental para meu uso, inclusive com tudo o que você já postou no Blog SEL. Se você quiser, posso mandar para você enriquecer o Blog. Mas não pare não.
    Um forte abraço
    Antônio César

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antônio Cesar! Td bem?
      Pois é, desde que vc postou sobre a zedoária no meu blog, e depois que eu descobrí que os rizomas da minha cúrcuma eram azuis, tenho estado com a pulga atrás da orelha! Kkkkkkk........
      .....até que um outro leitor perguntou se não havia coletado mais informações..... foi aí que resolví pesquisar melhor, e com a ajuda da nutricionista Neide Rigo conseguí desvendar o mistério.
      Não me interprete mal com relação ao comentário do "falso açafrão", não se tratou de uma crítica negativa, o fiz sómente para não "embananar" a cabeça daqueles que não conheciam a espécie, apenas isso, OK?
      Com relação ao blog do SEL, na verdade não parei com ele. Fundí os dois blogs num só, e agora coloco todos os posts sómente no Kamikaze com Larica, para facilitar, já que ele é o mais acessado, mas os links do SEL quando houverem, são direcionados a ele.
      Gostaria sim que vc me enviasse seu material. Sem dúvida alguma irá enriquecer meu blog.
      Um grande abraço e obrigado pela ajuda!

      Excluir
  2. Oi Johnny
    Quanto ao “falso açafrão” apenas repeti o que li e jamais iria me ofender com sua observação.
    Esqueci de mandar meu e-mail. Assim você me manda o seu por lá e eu remeto o material que tenho disponível: acaa2345@terra.com.br.
    Um abração
    Antônio César

    ResponderExcluir