23 março 2015

Pancakes salgadas

Com o outono dando as caras, hoje preparei uma super sopa nutritiva e deliciosa, com muitos legumes e pedaços de carne! 
É sempre bom ter pãezinhos para acompanhar, porém, hoje decidí preparar pancakes na versão salgada, para ocupar o lugar deles!
Ficaram ótimas, macias, mas achei que se tivesse colocado um pouquinho de adoçante culinário, ficariam mais gostosas! Portanto, acrescento o adoçante à receita e fica a critério de cada um utilizá-lo ou não, OK?


Ingredientes:
- 80 g de farinha de trigo
- 1/2 colher (sobremesa) rasa de fermento químico em pó
- 1 pitada de sal
- 1 colher (sobremesa) rasa de adoçante culinário
- 1 xícara (chá) de leite desnatado
- 1 ovo extra grande
- 1/2 colher (sopa) rasa de manteiga sem sal, derretida
- 1 colher (sopa) rasa de manteiga, para fritar

Modo de preparo:
- Numa vasilha, misture a farinha, o fermento, o sal e o adoçante. Reserve.
- Pegue o ovo e separe a clara da gema. Em uma vasilha, misture bem a gema do ovo com o leite. Adicione à vasilha dos secos aos poucos, misturando com  uma colher. A consistência deve ser a da massa de panqueca. Se a massa estiver muito densa, adicione mais leite aos poucos. Por fim adicione a manteiga derretida, misture e reserve.
- Bata a clara em velocidade alta até formar um suspiro firme. Como eu usei apenas 1 clara, batí com o fouet. Misture a clara em neve à mistura, com muito cuidado, não mexendo demais. Reserve na geladeira por 1 hora ou mais.
- Leve uma frigideira anti-aderente untada com manteiga, ao fogo médio. Ela deve estar quente, mas não muito, para não queimar as pancakes por fora e não cozinhá-las o suficiente por dentro.
- Com o auxílio de uma colher de sopa, despeje uma porção da massa sobre a frigideira, não de qualquer jeito, mas procurando ao máximo fazê-las redondas, pois assim ficarão com uma aparência bonita.
- Deixe dourar de um lado e depois vire-as para dourar do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário