31 março 2014

Teppan yaki de picanha e legumes


Fazia muito tempo que eu não utilizava meu teppan, que nada mais é que uma chapa de ferro para grelhar alimentos. O meu é pequeno, individual, de 23.5 cm, com um prático pegador e uma tábua de proteção:


Mas existem diversos tamanhos, até as enormes chapas utilizadas em restaurantes especializados, onde o chef prepara vários pratos simultâneamente:


Preparei o teppan yaki com pedaços de picanha, que poderia ser também em formato de bife e guarnecí com diversos legumes.
Não especifiquei quantidades, pois varia muito de pessoa para pessoa - é uma questão de gosto. Podem ser utilizados também outros tipos de carnes e legumes, fungos, etc. Frutos do mar ficam muito saborosos!

Ingredientes:
- picanha sem gordura
- abóbora kabocha
- quiabo
- vagem macarrão
- jiló
- abobrinha italiana
- batata doce rosada
- sal a gosto
- aji-no-moto a gosto
- óleo de canola

Modo de preparo:
- Corte a picanha em pedaços ou, se preferir, apenas fatie em bifes grossos de aproximadamente 2 cm. Reserve.
- Corte a abóbora kabocha em pedaços. Reserve.
- Corte o jiló, a abóbora kabocha e a a batata doce rosada em rodelas grossas, todas com as respectivas cascas.
- Cozinhe a abobrinha italiana e a a batata doce rosada por 6 minutos em fogo brando. Escorra e reserve.
- Aqueça a chapa com um pouco de óleo de canola. Quando estiver bem quente, coloque a carne, o quiabo, a vagem macarrão, o jiló e a abobrinha italiana. Assim que dourarem, acrescente a abóbora kabocha e a batata doce rosada e polvilhe sal e aji-no-moto a gosto, virando tudo para que dourem do outro lado. 
- Assim que dourarem do outro lado, sirva imediatamente sobre a mesma chapa.

24 março 2014

Caldo de carne com toofu caseiro

Não tenho postado últimamente pois os pepinos (leia-se problemas) resolveram brotar todos de uma só vez! Kkkkkkk
Por conta disso não tenho tido tempo para novas experiências culinárias.
Hoje preparei uma carne de panela com legumes - utilizei músculo bovino. Coloquei mais água para o cozimento da carne do que o usual, propositadamente para que eu pudesse preparar um caldo com toofu caseiro. 
Na noite anterior já havia deixado os grãos de soja de molho. O passo-a-passo para o preparo do toofu caseiro está neste link. Como utilizei apenas 100 g de soja, não fiz uso da forma para toofu. Peguei uma peneira, coloquei o morim e despejei a massa para dessorar. Sobre ela coloquei um prato do avesso e sobre ele, uma panela com água, para servir de peso.
A água para o cozimento da carne foi temperada com sal e aji-no-moto a gosto. Depois de cozida, separei o caldo que já estava pronto para ser consumido.
Com o toofu pronto, cortei-o em pedaços grosseiramente e coloquei numa cumbuca, cobrindo em seguida com o caldo:

O umami da carne estava indescritível!