06 maio 2014

Bife a cavalo com cebolas douradas


Hoje preparei um prato bem típico brasileiro, para mim, infinitamente delicioso: arroz, feijão, bife a cavalo com cebolas douradas e salada - de pepino.
O bife a cavalo, nada mais é que um bife de carne de vaca com um ovo frito por cima.
O arroz, usei o integral. Enquanto ele cozinhava e o feijão engrossava, cortei as fatias de pepino, temperei e deixei na geladeira para marinar.
Depois preparei os bifes de contra-filé, sem gordura: numa wok, coloquei 2 fios de óleo de soja - assim que esquentou, coloquei os bifes e selei a carne de ambos lados. Polvilhei sal e deixei mais alguns minutinhos para ficar no ponto. Transferí-os para o prato.
No mesmo óleo fritei as cebolas fatiadas, temperando com sal e aji-no-moto. Assim que ficaram com uma crosta dourada, as coloquei ao lado de cada bife.
Levei uma frigideira pequena anti-aderente ao fogo com um fio de óleo, esperei esquentar e quebrei um ovo cuidadosamente para não partir a gema. Diminuí o fogo ao mínimo, tampei a frigideira e aguardei alguns instantes até que o ovo estivesse com a clara frita. Retirei com uma escumadeira e coloquei-o sobre o bife. Polvilhei um pouquinho de sal e finalmente todo o banquete estava pronto para ser devorado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário