25 julho 2016

Parabéns Amigo!

Meu Amigo Jarbas ficou mais velho no último dia 14 e hoje, depois de 11 dias, devido à correria e outros assuntos inadiáveis, finalmente comemoramos essa data especial. Como forma de agradecimento pela sua saúde e bem-estar, preparei algumas coisinhas apetitosas para a confraternização:


- contra-filé grelhado
- ervilha torta com shimeji no bafo
- oden de nabo
- kimchi de acelga
- milho grelhado
- toofu com molho tare (molho espesso, levemente adocicado à base de molho de soja e sake)

Oden



É um prato japonês que consiste de vários ingredientes cozidos num caldo feito à base de molho de soja e peixe. Os ingredientes variam de região para região e podem ser, por exemplo, ovos cozidos, nabo, konnyaku, kamaboko, toofu, konbu, shiitake, polvo, renkon, etc.
É comumente vendido em lojas de conveniência e em barraquinhas de rua, chamadas de yatai.

22 julho 2016

Kimchi parte 5 - Tongbaechu-kimchi com gochujangyong gochugaru

Esta semana fui fazer compras no bairro da Liberdade, em São Paulo e aproveitei para comprar alguns ingredientes para preparar o meu kimchi, o prato nacional da Coréia.
Infelizmente não encontrei o gochugaru (flocos de pimenta vermelha), então comprei o Gochujangyong gochugaru, que é a pimenta vermelha em pó. A diferença entre os dois, é que o gochugaru (pimenta vermelha em flocos) é tradicionalmente usado para preparar a grande maioria dos tipos de Kimchi. Ele confere uma cor vermelha mais brilhante e um sabor mais limpo.
Já o gochujangyong gochugaru (pimenta vermelha em pó) é definitivamente necessário para preparar o gochujang (pasta de pimenta). Também é usado para preparar molhos refinados e às vezes utilizado para preparar pratos (como guisados e sopas) onde não se quer ver os pequenos flocos de pimenta.
Também aproveitei e comprei o molho de peixe nam pla. Apesar de ser um molho para preparar pratos tailandeses, não tive outra escolha, pois não encontrei o coreano. Como ele também é rico em umami, resolví testar.
O clima tem sido ameno nos últimos dias - meu kimchi levou um dia e meio para fermentar.
A aparência desta vez ficou bem vermelha, como o kimchi coreano! O sabor bem mais picante!


Ingredientes:
- 1 acelga de aproximadamente 2 Kg
- 1 xícara (chá) cheia de sal
- 2/3 copo (americano) de mochigome
- 2 colheres (sopa) cheias de adoçante culinário
- 6 copos (americanos) de água fria
- 5 colheres (sopa) cheias de pimenta coreana em flocos gochugaru ou pimenta em pó gochujangyong gochugaru
- 20 dentes de alho moídos
- 50 g de gengibre
- 100 g de cebola ralada
- 1 colher (sopa) cheia de sal
- 100 ml de Nam pla
- 400 g de nabo
- 60 g de cebolinha
- sementes de gergelim brancas a gosto

Modo de preparo:
- Corte a acelga em 4 partes no sentido longitudinal. Lave-a e coloque-a numa bacia.
- Esfregue 1 xícara de sal por toda a acelga, usando mais sal próximo ao caule, onde as folhas são mais espessas. Deixe repousando durante 2 horas no mínimo, eventualmente revolvendo toda a acelga. Se preferir, salgue-a antes de ir dormir e continue o preparo depois que acordar.
- Passado o tempo ou no dia seguinte, lave a acelga para remover o sal e eventuais resíduos e posteriormente, aperte com as mãos para eliminar o excesso de água. Corte e descarte o finalzinho do talo - onde as folhas estão prêsas, pois é uma parte muito dura.
- Bata o mochigome no liquidificador ou moa no processador. Peneire e descarte os pedacinhos maiores que não passaram pela peneira. Coloque o pó numa panelinha juntamente com a água e o adoçante e ferva, fogo baixo, até ficar com consistência cremosa, misturando sempre para não empelotar. Aguarde esfriar. Esse creme servirá para preparar uma pasta adequada onde serão misturados todos os tempêros.
- Corte o nabo em fatias finas e depois em palitos finos. Reserve.
- Corte a cebolinha em pedaços de aproximadamente 3 cm. Reserve.
- Descasque o gengibre e corte em fatias finas e depois em palitos finos. Reserve.
- Incorpore a pimenta, o alho, o gengibre, a cebola ralada, o sal e o Nam pla ao creme de mochigome. Acrescente a cebolinha e o nabo e misture bem.
- Passe toda a mistura nas folhas de acelga generosamente. Se preferir enrole–as em forma de rocambole ou dobre-as ao meio e vá colocando num pote fechado, sempre pressionando para eliminar bolhas de ar e deixe em temperatura ambiente para fermentar. Dependendo da temperatura e da umidade, será necessário ficar assim por 2 dias. Quanto mais quente e úmido o ambiente, mais rápido o kimchi fermentará. Preste atenção para não fermentar muito, caso contrário, ficará muito ácido. Você saberá que ele está fermentando de 2 formas: pelo cheiro ácido e pelas bolhas que se formam na superfície.
- Após a fermentação, conserve em pote fechado na geladeira para interromper o processo de fermentação. Na verdade, a fermentação não é interrompida - sob refrigeração, o kimchi continuará fermentando, mas muito lentamente. Separe a quantidade a ser consumida, se preferir elimine o excesso de líquido espremendo com as mãos. Em seguida, regue com óleo de gergelim e salpique com as sementes de gergelim brancas.

20 julho 2016

Gochujangyong gochugaru



Também conhecido como Goun gochugaru, é um pó muito fino de pimentas vermelhas sêcas (as melhores são aquelas sêcas ao sol), utilizado para fazer gochujang, uma pasta coreana de pimenta de textura muito sedosa:


 e também, molhos refinados, guisados ​​e sopas.

Nam Pla



É um molho tailandês de peixe à base de anchôva, extraído a partir da fermentação do peixe com sal. É muito utilizado para dar o sabor umami aos pratos.

04 julho 2016

Foto ilustração

Uma coisa que eu sempre quis fazer: pegar o Illustrator (editor de imagens vetoriais desenvolvido e comercializado pela Adobe Systems) e transformar uma foto minha em ilustração. Conseguí!!!!!!!
Mas, por que sempre quis e não fez?
Porquê eu já sabia que dava trabalho, levaria tempo, etc, etc, desculpas como todas as outras para nunca começar algo. Sim, dá trabalho e leva tempo, porque não é um filtro que você aplica na foto e de repente, em questão de segundos, ela se transforma numa ilustração. Até tem filtros desse tipo no Photoshop, mas o nível de trabalho que eu me refiro é bem mais alto. É como se você pegasse os lápis e fosse desenhando cada risquinho, trabalhando detalhes, até chegar na arte final. Um trabalho que se você olhar de longe, ainda vai achar que é uma foto.
Claro, a vantagem de se ter um programa para isso, é que você não precisa ficar esparramando os lápis e papéis na mesa, não precisa ficar apagando com a borracha, rasurando, refazendo tudo do zero se for preciso, ficar recolhendo o material quando precisa usar a mesa, enfim. Ele fica tudo no seu computador, e você vai fazendo o trabalho calmamente, conforme o tempo te possibilita isso.
Esse foi um dos trabalhos mais elaborados que eu já fiz usando o Illustrator:


Foi uma terapia. Sinto que fiquei até mais calmo - de dia, porque à noite, enquanto eu dormia, tive sérios pesadelos com o Illustrator, me atormentando e preocupando - tipo, “nossa, preciso arrumar aquele detalhe que não ficou bom”! Kkkkkkkk

Aniver 2016

E eis que chega mais uma primavera, ou seria inverno mesmo? Kkkkkk
Este ano passei da conta! Comí tanto que passei até mal! Mas também pudera. Levando em consideração cada ítem que compôs o todo, separadamente, até que não era tanto, mas o todo fez um incrível volume na minha barriga! Kkkkkkk
Mas tudo bem, prá quem vive de dieta quase o ano inteiro, uma vez ou outra tem que passar mal mesmo! Kkkkkk Não que eu esteja com sobrepeso, mas mais para ter uma qualidade de vida melhor!


O "todo" foi compôsto de:
- anchôva grelhada
- nasu dengaku
- tamagoyaki com cebolinha e shiitake
- toofu
- onigiri (bolinho de arroz) com furikake
- salada de aspargo, tomate seco e rúcula
- missoshiru de wakame

Ufa! Cansei. Kkkkkkk

Nasu dengaku



Um prato clássico da cozinha japonêsa, nada mais é que a berinjela grelhada com misso. Eu sou meio suspeito para falar sobre berinjela, porquê eu simplesmente amo! As melhores receitas de berinjela para mim, certamente são as japonêsas!
Neste prato, a berinjela mostra toda a sua delicadeza, doçura e maciez. Vocês irão se apaixonar!
Existem algumas formas diferentes de preparo, de região para região. Eu gosto desta que descrevo a seguir.

Ingredientes:
- 350 g berinjelas (2 pequenas)
- 3 colheres (sopa) de sake culinário
- 1 sachê de adoçante
- 1 colher (sopa) rasa de misso
- 1 colher (café) rasa de gengibre ralado
- 1 colher (café) rasa de aji-no-moto
- 1 colher (café) rasa de hondashi
- cebolinha picada a gosto
- óleo de canola

Modo de preparo:
- Corte as berinjelas ao meio, com a casca, sentido longitudinal. Com uma faca, risque toda a face interna, formando um xadrez, com espaçamentos de aproximadamente 1 a 2 cm. Pincele óleo de gergelim em toda a face interna.
- Coloque dois fios de óleo de canola numa frigideira e leve ao fogo alto. Assim que esquentar, coloque as berinjelas com a casca voltada para baixo. Deixe até a pele ficar bem marrom.
- Vire as berinjelas e cubra com uma tampa. Deixe até ficaram com a face levemente dourada.
- Enquanto isso, numa panelinha (melhor seria numa frigideira de fritar ovo), misture o sake, o adoçante, o misso, o gengibre ralado, o aji-no-moto e o hondashi. Leve ao fogo brando, até o misso se dissolver e retire.
- Pincele o molho por toda a face interna das berinjelas, tampe e deixe mais alguns minutos.
- Polvilhe as sementes de gergelim e a ceboilinha picada por cima e sirva.