27 junho 2016

Yakitori com tomate cereja e pimentão



O termo yakitori se refere ao espetinho de frango em japonês, muito popular nas barraquinhas ou pequenas lojas especializadas nesse tipo de comida, os yakitoriya.
Hoje preparei uma versão ocidentalizada do espetinho, incluindo alguns ingredientes nossos, da época.
Nesta receita, renderam 6 unidades!

Ingredientes dos espetinhos:
- 250 g de filé de frango
- 12 tomates cereja
- 50 g de pimentão verde
- 2 colheres (sopa) de molho de soja
- 1 colher (chá) rasa de aji-no-moto
- 1 sachê de adoçante

Ingredientes do molho:
- 2 colheres (sopa) de molho de soja
- 2 colheres (sopa) de sake culinário
- 1 colher (café) rasa de gengibre moído
- 1 colher (chá) rasa de aji-no-moto
- 1 sachê de adoçante
- 1 colher (café) rasa de amido de milho

Modo de preparo do molho:
- Coloque todos os ingredientes numa panelinha, misture bem e leve ao fogo brando. Mexa até encorpar e reserve enquanto prepara os espetinhos.

Modo de preparo dos espetinhos:
- Corte o filé de frango em cubos, coloque numa tigela e tempere com o molho de soja, aji-no-moto e o adoçante. Misture bem e coloque na geladeira por 30 minutos, para marinar.
- Corte o pimentão em 12 quadrados. A quantidade citada nos ingredientes é aproximada, se faltar, corte mais para completar.
- Coloque 6 palitos para churrasquinho em um recipiente imerso com água, para que não queimem tanto na hora de ir ao fogo. Deixe imerso por cêrca de 30 minutos.
- Passado o tempo, em cada palito espete 1 cubo de frango, 1 tomate, 1 pimentão, 1 cubo de frango,  1 tomate, 1 pimentão e 1 cubo de frango.
- Leve a grelha para o fogão, fogo alto e aguarde 1 minuto para que ela esteja quente. Disponha os 6 espetinhos, lado a lado e abaixe o fogo.
- Deixe grelhando até ficarem assados. Quando você perceber que estão corados, pincele metade do molho sobre os pedaços de frango e continue grelhando. Passado alguns minutos, vire a grelha e pincele a outra metade do molho. Grelhe mais alguns minutos e sirva.

23 junho 2016

Salada da sardinha, cebola e beterraba



A saladinha que preparei hoje é para comer como recheio nos meus sandubas. É uma variação da salada de sardinha e cebola, uma receitinha vapt-vupt que conserva bem na geladeira, em recipiente fechado.
São inúmeros os benefícios da beterraba. Minha mãe sempre dizia que é bom para anemia. Pesquisando um pouco mais, descobrí como ela promove a saúde do nosso organismo. Nesta receita utilizaremos ela crua, assim os benefícios serão ainda maiores!
Coloquei menos quantidade de cebola do que de beterraba porquê o foco principal é a beterraba. A cebola entra para dar uma temperadinha a mais, além de ser crocante, o que faz toda a diferença!

Ingredientes:
- 180 g de beterrabas
- 120 g de cebolas
- 1 lata de sardinha em conserva no óleo (125 g)
- 1 colher (chá) rasa de sal
- 1 colher (chá) cheia de aji-no-moto
- vinagre de maçã
- azeite de oliva extra-virgem

Modo de preparo:
- Rale a beterraba no processador ou ralador de mão e coloque numa tigela.
- Corte a cebola em meia-lua e depois pique no outro sentido e coloque na tigela.
- Retire cuidadosamente as sardinhas da lata, abra-as ao meio no sentido longitudinal e descarte as espinhas. Desmanche-as com um garfo e coloque na tigela juntamente com o óleo remanescente da lata.
- Polvilhe sal e aji-no-moto e regue com o vinagre e o azeite. 
- Misture tudo muito bem e coloque num recipiente fechado.

Pode ser consumido na hora, caso contrário, mantenha sob refrigeração.

20 junho 2016

Salada de frango e legumes



Durante a semana vinha pensando direto no molho da salada de lagarto que preparei noutro dia. O perfume, o sabor desse molho, depois que eu como, sempre deixa um gostinho de quero mais.
Foi pensando nisso que me veio a idéia de preparar a salada de hoje, que está mais para prato principal, o que não deixou de ser - com apenas alguns ingredientes, ela se tornou riquíssima - e para acompanhar fiz sómente uma sopinha de mandioquinha, que foi muito bem-vinda!
Aconselho a preparar o molho com antecedência, para que o gosto dos ingredientes dela fiquem mais saborosos. Eu recomendo prepará-lo com 2 dias de antecedência e deixá-lo no refrigerador até o momento do uso.
Desta vez não vou especificar quantidades. Fica a critério de cada um colocar mais quantidade de ingredientes ou menos. Você quer um bife de frango maior? Quer menos beterrabas? Tudo bem! Faça como achar que a sua salada deve ficar! Vou apenas dar as diretrizes para que você possa concluir o prato, OK?

Ingredientes da base:
- filé de frango
- beterraba
- tomate longa-vida
- ovo
- sal
- aji-no-moto
- óleo de canola
- orégano

Ingredientes do molho:
- cebola
- pimentão verde
- pimenta dedo-de-moça
- vinagre de maçã
- azeite de oliva extra-virgem
- sal
- aji-no-moto

Modo de preparo do molho:
- Corte a cebola, o pimentão e a pimenta dedo-de-moça sem as sementes, em fatias finas e coloque num recipiente.
- Tempere com sal, aji-no-moto, vinagre de maçã e azeite de oliva extra-virgem. Misture tudo muito bem, tampe o recipiente e deixe no refrigerador até o momento de montar o prato.

Modo de preparo da base:
- Fatie o peito de frango em bifes e coloque, um por vez, dentro de um saco plástico e bata com o auxílio de um martelo de cozinha, ou caso não possua, com o fundo de uma panela pequena, para alargar e afinar os bifes.
- Coloque um pouco de óleo de canola numa wok e leve ao fogo alto. Assim que esquentar, abaixe o fogo e coloque os bifes um ao lado do outro. Polvilhe um pouco de sal e doure dos 2 lados. Retire e deixe escorrendo. Se preferir, o frango pode ser grelhado, por exemplo, numa grelha de fogão. Dessa forma, elimina-se a necessidade de colocar o óleo.
- Corte o tomate em fatias finas. Reserve.
- Descasque e cozinhe a beterraba na pressão, fogo brando, por 10 minutos. Escorra e corte em fatias finas. Reserve.
- Cozinhe o ovo por 10 minutos em fogo brando, descasque e corte em pétalas. Reserve.

Montagem:
- Coloque o bife de frango sobre o prato e cubra com o molho.
- Acomode ao lado, as fatias de beterraba e tomate e as pétalas de ovo. Polvilhe um pouco de sal e aji-no-moto e regue com o caldo remasnescente do molho. Na sequência, regue um pouco de azeite de oliva extra-virgem e polvilhe um pouco de orégano sómente sobre os legumes. Sirva.

08 junho 2016

Salada de lagarto



Hoje preparei uma salada de lagarto para comer com pão integral, na larica da madruga.
Tive que mudar meus hábitos - o recheio dos meus sandubas eram de embutidos - depois que meu exame de colesterol excedeu os limites! Kkkkkkk
Esta opção, que mostro a seguir, é bem mais saudável. E delciosa. O lagarto é uma carne que tem muito pouca gordura entremeada, este foi o motivo da minha escolha.
Como eu gosto de comer meu lanchinho como se fosse uma bruschetta, preferí picar os ingredientes do molho, pois assim fica mais fácil na hora de morder. Se você for comer como um sanduíche, com o recheio no meio de duas fatias de pão, corte os ingredientes em rodelas, esta escolha torna o prato mais apresentável.

Ingredientes da carne:
- 1 peça de lagarto de aproximadamente 1.5 Kg
- 1 colher (sobremesa) cheia de sal

Ingredientes do molho:
- 200 g de pimentão verde
- 300 g de cebola
- 60 g de pimenta dedo-de-moça
- 2 colheres (sobremesa) rasas de sal
- 2 colheres (sobremesa) rasas de aji-no-moto
- vinagre de maçã a gosto
- azeite de oliva extra-virgem a gosto

Modo de preparo da carne:
- Limpe a carne, retirando e descartando o máximo de gordura superficial possível.
- Coloque a peça limpa na panela de pressão, acrescente o sal, cubra com água e leve para cozinhar, na pressão, fogo brando, por 40 minutos.
- Passado o tempo, retire a carne da panela e aguarde esfriar. O caldo remanescente, poderá ser aproveitado para outros fins, pois é saboroso e rico em nutrientes.
- Esfriada a carne, embrulhe-a com papel alumínio e deixe na geladeira por 24 horas. Se preferir, coloque no freezer para agilizar o processo. Neste caso, preste atenção para que a carne não congele!
- Passado o tempo, com uma faca bem afiada, corte a carne em fatias finíssimas. Para se conseguir isso é imprescindível que a faca esteja bem afiada e a carne esteja bem resfriada e compacta.

Modo de preparo do molho:
- Corte o pimentão em rodelas finíssimas e coloque numa tigela. Opcionalmente, pode ser picado.
- Corte a cebola em rodelas finíssimas e coloque na mesma tigela. Opcionalmente, pode ser picada.
- Corte a pimenta dedo-de-moça em rodelas finíssimas, com ou sem as sementes e coloque na mesma tigela. Com as sementes, o prato ficará mais ardido. Opcionalmente, pode ser picada.
- Tempere com sal, aji-no-moto, vinagre e azeite de oliva extra-virgem.
- Misture tudo muito bem.

Montagem:
- Num recipiente ou travessa, coloque uma camada de carne e uma de molho, sucessivamente até terminarem os ingredientes.
- Leve para a geladeira e deixe pelo menos por 24 horas antes de servir, para que o tempêro penetre na carne.

Como eu não vou consumir toda a peça de imediato, o que eu fiz?
Fatiei toda a peça, separei o que eu vou consumir nos próximos dias e congelei o restante, em porções.
O molho, óbviamente, não pode ser congelado. Então, preparei o molho sómente na proporção a ser consumida. Quando eu descongelar outra porção, preparo outro molho.

Se quiser acrescentar azeitonas ao molho, também fica muito bom! Fica a critério de cada um!

06 junho 2016

Pão de forma com sementes de chia 50% integral



A chia, uma palavra Maia para designar força, é uma semente oval muito pequenina, com o mais alto teor de ácidos gordos ômega-3 do mundo vegetal. Excelente fonte de fibras alimentares solúveis e insolúveis e ricas em mucopolis-sacarídeos, formam um gel mucoso incolor à superfície das sementes, quando entram em contacto com a água. Podem fixar até 12 vezes o seu peso em água, o que faz que melhorem a qualidade e a consistência das fezes em caso de diarréia.
A chia é também uma boa fonte de proteínas de alta qualidade com um excelente padrão de aminoácidos. Apenas 28 g da semente fornecem em média, 9% da proteína que um adulto necessita.
Possui cinco vezes a concentração de calcio encontrada no leite de vaca.
100 gramas da semente de chia pode conter o mesmo que 200g de magnésio presente em nozes ou 1,6 Kg de brócolis.
100 gramas de chia contêm 108% do manganês e 95% do fósforo necessários à um adulto, numa dieta de 2.000 Kcal/dia.
Atualmente a chia já se tornou um produto bem acessível e pelos seus inúmeros benefícios, vale a pena investir nela!
Por conta do gel da chia, este pão, depois de pronto, apresentou uma massa com uma elasticidade maior que os outros que eu preparei até hoje!

Ingredientes:
- 300 g de farinha de trigo
- 150 g de farinha de trigo integral
- 100 g de aveia em flocos
- 100 g de sementes de chia
- 350 ml de água fria
- 1 1/2 colheres (sopa) rasas de adoçante culinário
- 5 g de fermento biológico seco
- 1 1/2 colheres (café) rasas de sal 
- 75 ml de água morna
- 6 colheres (sobremesa) de óleo de canola
- manteiga sem sal ou azeite para untar

Modo de preparo:
- Coloque as sementes de chia numa tigela e verta os 350 ml de água fria. Deixe de molho por 1 hora.
- Unte uma forma para pão de aproximadamente 8 x 22 cm, com manteiga ou azeite e reserve.
- Numa vasilha, misture bem todos os ingredientes secos. 
- Acrescente o óleo de canola e misture bem.
- Acrescente as sementes de chia que ficaram de molho, juntamente com a água. Misture tudo muito bem.
- A quantidade de água morna irá variar conforme a farinha utilizada, portanto, acrescente-a aos poucos, sovando até que a massa fique homogênea, úmida e desgrudando levemente das mãos. 
- Coloque a massa uniformemente acomodada na forma para pão coberta com um pano e deixe fermentando em local protegido de correntes de ar. Eu deixei dentro de uma caixa térmica por 2 hs.
- Passado o tempo, leve ao forno alto pré-aquecido, por 40 minutos.
- Retire do forno e aguarde o pão esfriar totalmente antes de fatiá-lo.

Rendeu um pão de 900 gramas!

Braciolas de frango al sugo

Hoje preparei uma refeição ultra rápida, que não por isso tenha ficado uma gororoba, muito pelo contrário, dicou deliciosa e com ares de gourmet! Kkkkkkk
Pediram para eu preparar frango e legumes, então que tal braciolas?
Sabe aquele provérbio “matar dois coelhos com uma cajadada só”? Kkkkkkk
Para acompanhar, brócolis no alho e na manteiga e kakitama jiru, uma sopinha japonêsa com ovos mexidos:


Ingredientes: 
- 300 g de filé de peito de frango (3 bifes)
- 30 g de vagem macarrão
- 40 g de pimentão verde
- 80 g de cenoura
- 400 g de tomates
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal
- 1 colher (sobremesa) rasa de aji-no-moto
- óleo de canola

Modo de preparo:
- Coloque os bifes, um por vez, dentro de um saco plástico e bata com o auxílio de um martelo de cozinha, ou caso não possua, com o fundo de uma panela pequena, para alargar e afinar os bifes. Coloque num prato e polvilhe um pouquinho de sal. Reserve.
- Corte o pimentão e a cenoura em palitos grossos, similar ao formato da vagem. Reserve.
- Corte os tomates em fatias finas. Reserve.
- Coloque 1/3 da vagem, pimentão e cenoura sobre cada bife e enrole. Prenda com palitos de dente ou fio de algodão.
- Coloque 2 fios de óleo de canola numa panela e leve ao fogo alto. Assim que esquentar, abaixe um pouco o fogo e coloque os rolês. Doure de todos os lados.
- Assim que estiverem dourados, acrescente os tomates, o sal e o aji-no-moto. Abaixe o fogo e tampe a panela. Quando os tomates estiverem se desmanchando, destampe a panela e deixe cozinhando até o molho ficar apurado.