29 dezembro 2012

Kasuzuke de pepino


Kasuzuke é um tipo de conserva ou tsukemono, em japonês, curtida no sake kasu.
Pertence ao tipo Narazuke, por ter sido criado no período Nara, na região de Kansai, há mais de 1200 anos atrás.
Simplíssimo de ser feito porém, exige alguns dias de espera a fim de que o legume fique suficientemente curtido, mas a vale a pena: além de crocante, é extremamente saboroso!

Ingredientes:
- 1 Kg de pepino japonês
- 1 colher (sopa) cheia de sal
- 500g de sake kasu

Modo de preparo:
- Corte cada pepino em 3 pedaços. Coloque-os no tsukemonoki, polvilhe o sal, misture bem e deixe-os prensados por 1 dia. Caso não possua um tsukemonoki, coloque os pepinos numa bacia, cubra-os com um prato e coloque um peso por cima de tudo. Despreze todo o líquido liberado pelo pepino.
- Se o sake kasu estiver muito sólido, coloque-o no liquidificador, acrescente um pouco de água e bata por alguns segundos para que ele amoleça. A consistência deve ficar firme o suficiente para envolver os pedaços de pepino, portanto não exagere na água.
- Coloque o sake kasu num recipiente que possua tampa. Acrescente os pedaços de pepino misturando bem para que a pasta envolva todos os pedaços. Então esqueça-os: deixe-os sob refrigeração por no mínimo 5 dias.
- Passado o tempo, pegue os pedaços de pepino que for consumir, retirando o excesso de sake kasu com uma espátula. Se preferir um sabor menos intenso, retire totalmente o excesso da pasta com um papel toalha. Fatie-os e sirva.

Há também quem acrescente açúcar à pasta. Eu preferí não fazê-lo, já que o sake kasu já possui naturalmente um leve sabor adocicado.
Quando acabarem os pepinos, a pasta que sobrou no recipiente pode e deve ser reutilizada para novas conservas, bastando deixá-la sob refrigeração para que não fermente.

26 dezembro 2012

Escondidinho de kabocha e pacu


Essa invenção surgiu a partir das das sobras do pacu assado e mais um pedaço de kabocha que estava dando bandeira na geladeira.
Ficou muuuuuito delicioso! E muuuuito leve também!
Como utilizei as sobras do pacu, não deu trabalho nenhum, portanto se você não tiver pacu, a menos que queira prepará-lo especialmente para esta receita, poderá utilizar sobras de outras carnes também.

Ingredientes:
- 700 g de pacu
- 1 Kg de abóbora kabocha
- 1 colher (sopa) cheia de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 1 colher (sopa) rasa de alho picado
- 1 xícara (chá) cheia de cebolinha finamente picada
- 300 g de mozzarella ralada
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal
- 1 colher (sobremesa) rasa de aji-no-moto
- óleo de canola

Modo de preparo:
- Prepare o pacu conforme postado aquí. Desfie o peixe com as próprias mãos, descartando os ossos e reserve. Se quiser utilizar a pele, corte-a bem picadinha.
- Corte o kabocha em pedaços pequenos, com a casca. Reserve.
- Coloque água numa panela de cozimento a vapor ou cuscuzeira, aguarde ferver e coloque a abóbora kabocha. Deixe cozinhando por 15 minutos, em fogo brando.
- Com o auxílio de uma escumadeira retire os pedaços de kabocha e transfira-os para uma bacia. Amasse tudo com o amassador de batatas, até que vire um purê. Tempere com sal e aji-no-moto e acrescente a manteiga misturando tudo muito bem.
- Coloque um fio de óleo de canola numa frigideira pequena e leve ao fogo. Assim que esquentar, coloque o alho picado. Assim que dourar, acrescente ao purê juntamente com a cebolinha picada. Misture tudo muito bem.
- Pegue uma assadeira de aproximadamente 18 x 28 cm e coloque as seguintes camadas: metade do purê, o pacu desfiado, 3/4 da mozzarella, a outra metade do purê e finalize com 1/4 da mozzarella.
- Leve ao forno alto por 20 minutos para gratinar.

24 dezembro 2012

Pacu assado com ervas finas



O pacu em língua indígena significa “porco dos rios”, pois come quase tudo o que encontra. É um dos meus peixes favoritos, não só pelo sabor peculiar como também pela saborosa gordura que ele oferece. Apesar de ser considerado um peixe gordo, a gordura está associada ao combate do colesterol ruim e à prevenção do mal de Alzheimer, além de ser fonte de ômega 3.
O prato que preparei hoje é muito simples de ser feito mas é preciso tomar uma providência ao comprar o peixe: peça ao peixeiro para cortar o pacu ao meio, sem as vísceras, como se fosse dividí-lo em 2 filés, porém, com a cabeça e os ossos. O rabo pode ser descartado opcionalmente.
Comprei uma peça de 2.5 Kg, mas fica a critério comprar maior ou menor, dependendo da quantidade de pessoas. Já ví pacu de até 10 quilos e já ouví de alguns que existem acima de 30 quilos!!!!!!!!! Conversa de pescador????????
Preparado de uma forma tão simples, o resultado é surpreendente!

Ingredientes:
- 1 peça de pacu fresco cortado longitudinalmente ao meio
- sal a gosto
- aji-no-moto a gosto
- ervas finas desidratadas a gosto
- pimenta calabresa desidratada a gosto
- azeite de oliva

Modo de preparo:
- Unte uma ou duas assadeiras, que comportem o peixe, com azeite de oliva.
- Coloque os dois pedaços do peixe, com a pele voltada para baixo.
- Polvilhe sal, aji-no-moto, ervas finas desidratadas e pimenta calabresa desidratada a gosto.
- Deixe refrigerando por 1 hora, para que os temperos penetrem no peixe.
- Regue um pouco de azeite de oliva sobre o peixe e leve ao forno médio por 50 minutos ou até que fique dourado. Dependendo do tamanho do peixe, o tempo pode ser maior ou menor.
- Assim que retirar do forno, com o auxílio de uma espátula desgrude o peixe da assadeira ainda quente.

19 dezembro 2012

Salada de frutas do jeito que eu gosto



Bem gelada e com muita aveia!
Melão amarelo, uva Brasil, banana nanica, manga Bourbon e pêssego nacional - tudo em pedaços e com muita aveia em flocos. Deixe marinar na geladeira, de preferência de um dia para o outro: a aveia irá se encorporar ao caldo formado e ficará ainda mais saborosa!

17 dezembro 2012

Sobá frio com tomates ralados


Um prato mediterrâneo típico, os tomates ralados, resultam em algo saborosamente inacreditável pela sua simplicidade e facilidade de preparo! Não deixem de provar!

Ingredientes:
- 200 g de sobá
- 500 g de tomates longa vida
- azeite de oliva extra-virgem
- 1 colher (sobremesa) rasa de alho picado
- 1 colher (café) rasa de sal
- 1 colher (sobremesa) rasa de aji-no-moto
- 1 colher (sobremesa) rasa de manjericão desidratado

Modo de preparo:
- Cozinhe o sobá em água abundante até que fique al dente. Esfrie o macarrão sob a torneira da pia,  escorra bem, transfira para uma travessa e regue com um pouco de azeite de oliva extra-virgem. Misture e coloque para refrigerar.
- Corte os tomates ao meio e rale no ralo grosso. Depois de ralados restarão sómente as peles, que serão descartadas. Tempere com azeite de oliva extra-virgem a gosto, alho picado, sal, aji-no-moto e manjericão desidratado. Misture tudo e regue sobre o soba gelado.

O tomate ralado fica muito gostoso também com fatias de pão integral grelhadas.

Croquetes de kabocha e toofu recheados com salmão

Você nunca mais será o mesmo depois de provar estes croquetes!
São simplesmente fantásticos!
Se for numa refeição, não é necessário nada mais que um arroz branco quentinho, preferencilamente japonês!


O kabocha foi cozido no vapor para evitar que ele ficasse aguado, o que dificultaria a modelagem dos croquetes.
Renderam 20 unidades grandes!

Ingredientes:
- 750 g de abóbora kabocha
- 150 g de toofu
- 300 g de filé de salmão
- 1 xícara (chá) de salsinha finamente picada
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal
- 1 colher (sobremesa) rasa de aji-no-moto
- farinha de trigo
- clara de 1 ovo grande batida com um pouco de água
- óleo de soja

Modo de preparo:
- Deixe o toofu escorrendo sobre uma peneira.
- Corte o kabocha em pedaços pequenos, com a casca. Reserve.
- Coloque água numa panela de cozimento a vapor ou cuscuzeira, aguarde ferver e coloque a abóbora kabocha. Deixe cozinhando por 15 minutos, em fogo brando.
- Com o auxílio de uma escumadeira retire os pedaços de kabocha e transfira-os para uma bacia. Acrescente o toofu e amasse tudo com o amassador de batatas, até que vire um purê. Tempere com sal e aji-no-moto e aguarde esfriar, então acrescente a salsinha picada misturando tudo muito bem. Melhor se puder deixar sob refrigeração, para que a massa adquira mais consistência.
- Enquanto isso, pique o filé de salmão em pedacinhos pequenos, batendo com a faca. Reserve.
- Abra uma pequena porção da massa nas mãos, acrescente o recheio de salmão batido e feche dando o formato de um croquete.
- Passe na farinha de trigo, depois na clara de ovo batida com água e por fim, no panko.
- Frite por imersão no óleo de soja até que fique dourado.
- Escorra e sirva.

14 dezembro 2012

Pão de forma 50% integral com flocos de amaranto


O amaranto é um alimento originário dos Andes, altamente nutritivo e um excelente redutor dos níveis de colesterol ruim. Com mais ferro do que qualquer outro cereal, o amaranto também é fonte de lisina, um aminoácido que falta na maioria dos grãos, vital para o crescimento e manutenção dos músculos e órgãos e muito importante na absorção de cálcio e formação de colágeno.
O amaranto é naturalmente rico em proteínas de alto valor biológico, o que não é comum em vegetais, fonte de fibras, zinco, fósforo e cálcio biodisponível (pronto para ser assimilado pelo organismo), outro fato incomum nos vegetais. 
Com tantos benefícios, vamos logo colocar mãos à obra?

Ingredientes da esponja:
- 50 g de farinha de trigo
- 10 g de fermento biológico seco
- 1 colher (sopa) rasa de adoçante culinário
- 50 ml de água morna

Ingredientes da massa:
- 150 g de farinha de trigo
- 125 g de farinha de trigo integral
- 75 g de amaranto em flocos
- 1 colher (café) rasa de sal 
- 200 ml de água morna
- 4 colheres (sobremesa) de óleo de canola

Modo de preparo:
- Primeiro prepare uma esponja. Ela irá ajudar a aumentar a elasticidade da massa, além de permitir uma casca mais crocante depois de assado o pão. Misture a farinha de trigo, o fermento biológico seco, o adoçante culinário e a água morna. Deixe fermentando em local protegido de correntes de ar, coberto com um pano, até dobrar de volume. Eu deixei dentro de uma caixa térmica por 45 minutos.
- Forre uma forma para pão de aproximadamente 8 x 22 cm, com papel manteiga e reserve.
- Numa vasilha, misture bem todos os ingredientes secos. 
- Acrescente o óleo de canola e misture bem. Coloque a esponja no centro.
- A quantidade de água morna irá variar conforme a farinha utilizada, portanto, acrescente-a aos poucos, sovando até que a massa fique homogênea, úmida e grudando nas mãos. Cubra a vasilha com um pano e deixe fermentando em local protegido de correntes de ar. Eu deixei dentro de uma caixa térmica por 2:30 hs.
- Passado o tempo, sove a massa novamente e transfira-a uniformemente acomodada na forma para pão coberta com um pano e deixe fermentando em local protegido de correntes de ar. Eu deixei dentro da caixa térmica por mais uma hora.
- Passado o tempo, leve ao forno alto pré-aquecido, por 30 minutos.
- Retire do forno e desgrude cuidadosamente o papel manteiga. Aguarde o pão esfriar totalmente antes de fatiá-lo.

Este pão muito macio e cheiroso, com uma casquinha crocante por fora, vai bem com tudo!

11 dezembro 2012

Cuidado noturno para os lábios - ChapStick


Chegou meu ChapStick Overnight Lip Treatment!!!!!!!
Meu Ceralip está acabando e como me falaram muito bem deste produto, inclusive dizendo que é melhor que o Ceralip: resolví adquirí-lo!
Logo de cara já achei interessante o fato dele ser composto de 8 hidratantes diferentes direcionado para o tratamento noturno, ou seja, não preciso ficar lambuzando a boca durante o dia! Kkkkkkk……..
Apesar de ter uma consistência muito fina, para minha surprêsa, ele se manteve por mais tempo! Quando acordo, ainda sinto o creme em meus lábios, o que não acontece com o Ceralip..... bem, tudo pode ser uma questão de posição no travesseiro mas.....
Em segundo lugar, ele é bem mais barato que o Ceralip!
O único incômodo: não é vendido no Brasil - precisa ser importado dos Estados Unidos. Pelo menos o Overnight Lip Treatment. Os outros 20 tipos existentes, com sabores, fórmulas e benefícios diversos, em sua grande maioria na forma de stick, são mais fáceis de serem encontrados no Brasil. Só que aí o incômodo passa a ser outro: o abuso de preços!
A oportunidade surgiu em tempo e compreí 3 bisnaguinhas de uma vez!

Já vou deixando claro que não estou aquí para falar mal do Ceralip: é um creme excelente que desde o primeiro uso não deixou nada a desejar e eu adoro!

10 dezembro 2012

Batatas suecas

Também conhecidas como hasselback potatoes, este prato é originário de Estocolmo, capital da Suécia.
Muito fácil de serem preparadas, ficam com um visual lindíssimo e são super saborosas, crocantes por fora e macias por dentro:


Ingredientes:
- batatas
- azeite de oliva
- alecrim desidratado
- sal
- aji-no-moto

Modo de preparo:
- Lave bem as batatas com a casca.
- Coloque numa panela, cubra com água e cozinhe em fogo brando por 5 minutos. Escorra e aguarde esfriar um pouco.
- Coloque uma batata sobre uma colher grande (de arroz) ou colher de pau e corte em fatias bem finas. A colher servirá de freio,  de forma que o corte não vá até o final e as fatias fiquem todas unidas na base.
- Unte um refratário com azeite de oliva e disponha as batatas com o lado cortado para cima.
- Misture o azeite de oliva com o alecrim desidratado. Com o auxílio de um pincel culinário, besunte as batatas.
- Polvilhe sal e aji-no-moto e leve ao forno médio por 50 minutos.

Feijão branco com chuchu e almeirão



Mais uma variação de preparo do feijão branco, além de dar uma cor muito saborosa!
Experimentem!

Ingredientes:
- 150 g de feijão branco
- 400 g de chuchu
- 60 g de almeirão grosseiramente picado
- 1 colher (sobremesa) rasa de alho picado
- 1 colher (sobremesa) rasa de coentro desidratado
- 1 colher (café) rasa de sal
- 1 colher (sobremesa) rasa de aji-no-moto
- 1 colher (café) rasa de hondashi
- óleo de canola

Modo de preparo:
- Deixe o feijão de molho em água fria por 8 horas. Escorra, coloque na panela de pressão, cubra com 2 dedos de água acima do nível dos grãos e cozinhe por 10 minutos, na pressão, em fogo brando.
- Descasque o chuchu e corte em pedaços pequenos. Reserve.
- Cozido o feijão, abra a panela e acrescente os pedaços de chuchu e o coentro desidratado. Tempere com sal, aji-no-moto e hondashi. Com a panela destampada, leve novamente ao fogo brando.
- Coloque um fio de óleo de canola numa frigideira pequena, leve ao fogo e acrescente o alho picado. Assim que ele dourar, acrescente uma concha do caldo do feijão cozido. Deixe dar uma refogadinha e volte tudo para a panela do feijão. Mantenha no fogo até que o chuchu cozinhe e o caldo engrosse.
- Acrescente o almeirão picado e sirva.

01 dezembro 2012

Pão de forma simples 50% integral



O pão compacto e denso que eu preparei há duas semanas me deixou meio que noiado. Pesquisei vários assuntos sobre pães integrais e confesso que minha cabeça acabou virando um emaranhado de informações que eu achei que ia ficar louco! Fora as fotos que ví de pães integrais perfeitos, grandes (crescidos) e aparentemente fofinhos por dentro!
Nunca fui um expert em pães, acho que nunca serei - a não ser que eu faça um curso decente sobre - então, só me cabe fazer testes até chegar a uma receita plausível!
Desta vez coloquei apenas 50% de farinha integral. Logo de cara já percebí que a massa cresceu bem mais!
Depois de pronto outra surpresa: ficou mais macio também!

Ingredientes:
- 150 g de farinha de trigo
- 150 g de farinha de trigo integral
- 6 g de fermento biológico seco
- 6 g de fermento químico em pó
- 1 colher (sopa) rasa de adoçante culinário
- 1 colher (café) rasa de sal 
- 250 ml de água morna
- 3 colheres (sobremesa) de óleo de canola

Modo de preparo:
- Forre uma forma para pão de aproximadamente 8 x 22 cm, com papel manteiga e reserve.
- Misture bem todos os ingredientes secos. 
- Acrescente o óleo de canola e misture bem.
- A quantidade de água morna irá variar conforme a farinha utilizada, portanto, acrescente-a aos poucos, sovando até que a massa fique homogênea, úmida e grudando nas mãos. 
- Acomode a massa na forma para pão e deixe fermentando em local protegido de correntes de ar, coberto com um pano. Eu deixei dentro de uma caixa térmica por 2:30 hs.
- Passado o tempo, leve ao forno alto pré-aquecido, por 30 minutos.
- Retire do forno e desgrude cuidadosamente o papel manteiga. Aguarde o pão esfriar totalmente antes de fatiá-lo.

Por hora minha conclusão é a seguinte: para um mero humano que não possui nem o dom da produção e nem especialidade em pães, é impossível produzir um pão 100% integral! Kkkkkkkk……..