30 maio 2011

Gnocchi de banana verde com ragù alla bolognese de seitan

Aproveitando que preparei minha biomassa de bananas nanicas verdes, preparei este delicioso gnocchi, com muitos ingredientes salutares para o organismo!
Apesar de ser gnocchi, ficou levíssimo e satisfez a fome de leão!

Ingredientes da massa:
- 800 g de biomassa de bananas nanicas verdes
- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem

Modo de preparo da massa:
- Misture a biomassa com o azeite de oliva até que fique tudo incorporado.
- Pegue uma porção da massa, coloque na bancada e faça um cordão de aproximadamente 2 cm de diâmetro, enrolando a massa com a palma da mão contra a bancada. Corte os cordões em pedaços de 1 cm. Faça isso com toda a massa. Reserve.

Ingredientes do ragù:
- 350 g de extrato de tomate
- 350 g de tomates longa-vida
- 2 1/2 copos (americanos) água
- 2 colheres (sopa) cheias de cebola picada
- 1 colher (sobremesa) rasa de alho picado
- 200 g de seitan
- 4 colheres (sopa) vinagre de maçã
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal
- 1 colher (sobremesa) rasa de aji-no-moto
- azeite de oliva

Modo de preparo do ragù:
- Corte os tomates em cubinhos e reserve.
- Triture o seitan no processador e reserve.
- Coloque dois fios de azeite numa panela juntamente com o seitan triturado, a cebola e o alho picados. Leve ao fogo médio, assim que ficarem dourados, acrescente o extrato de tomate, a água, o vinagre, o sal e o aji-no-moto.
- Assim que o molho começar a ferver, abaixe o fogo e cozinhe até ele ficar apurado.
- Assim que apurar, acrescente os tomates, misture e desligue o fogo.

Ingredientes da finalização:
- mozzarella ralada a gosto

Modo de preparo da finalização:
- Coloque uma porção de gnocchi no prato e regue com o ragù.
- Preferindo um prato bem quente, leve ao microondas, potência de 70% por 5 minutos.
- Polvilhe a mozzarella ralada a gosto e sirva.

Gnocchi sem farinha?
Sem batatas?
Sem ovos?
Simples assim!!!!!

Biomassa de bananas nanicas verdes


Produto desenvolvido por Heloísa de Freitas Valle, criadora do Projeto Pró Banana Verde, a banana verde é considerada um alimento funcional: quando cozida, apresenta alto conteúdo de amido resistente presente na polpa da fruta, que não sendo digerido e absorvido no intestino delgado, pode ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do nosso intestino, além de manter a integridade da mucosa do nosso intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas. Atua na redução do colesterol, pela redução de sua produção pelo fígado e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares. Desta forma, a banana verde pode também ter uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração.
O consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarréia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino.
Considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, e assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados, e reduzindo a necessidade de liberação de insulina para que esta glicose entre na célula, contribuindo então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes, além do acúmulo de gordura corporal, devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente.

Muito importante: a banana verde deve ser in natura e não pode ser climatizada para não perder o amido resistente.

Ingredientes:
- bananas nanicas verdes

Modo de preparo:
- Lave as bananas com a casca, utilizando esponja com água e sabão. Enxágue bem.
- Coloque água numa panela de pressão o suficiente para cobrir as bananas e leve ao fogo alto. Assim que a água ferver, coloque as bananas com a casca, tampe a panela e cozinhe em fogo brando por 8 minutos. Desligue o fogo e não abra a panela - aguarde o vapor escapar naturalmente por 12 minutos - a pressão continuará cozinhando as bananas.
- Passado o tempo, abra a panela, mantenha as bananas na água quente enquanto vai retirando e descascando cada uma, com o auxílio de um garfo e uma faca. Coloque a polpa imediatamente num processador. A polpa deve estar bem quente, para não esfarinhar.
- Processe toda a polpa até obter uma pasta bem espessa. O produto resultante é a biomassa bruta:

O rendimento é de aproximadamente 600 g de biomassa para 1 Kg de bananas verdes.
A biomassa pode ser guardada em saco plástico bem fechado, na geladeira, por uma semana, ou no freezer por 6 meses - nesse caso, deve ser processada novamente: retire a biomassa do freezer com antecedência, descongelando-a, e depois coloque-a em água quente até que fique macia para poder processá-la novamente.

A biomassa não fica com sabor de banana, seu gosto é neutro e incorpora o sabor do alimento em que foi agregada. É apropriada no preparo de massas, substituindo a farinha de trigo e a batata. Além disso, você pode adicioná-la em sopas, sucos de frutas e vitaminas, utilizando-a como espessante.

26 maio 2011

Limões amarelos


Direto do meu pomar, os limões caipiras estão caindo do pé de tão maduros e cheirosos!!!!!!!

Estes vão virar um delicioso suco!

21 maio 2011

Queijo Minas caseiro parte 6 - customizando

Há alguns dias venho fazendo mais experimentos na fabricação do queijo fresco caseiro e descobrí várias coisas importantes, que irei agora revelá-los a todos vocês!

1 - O leite deve ser de boa qualidade.
2 - O iogurte ajuda a dar uma leve cremosidade ao queijo - nada significativo e pode ser dispensado.
3 - No momento da mexedura, após a coagulação do leite, mexendo mais, mais soro será liberado e produzirá um queijo mais firme, mexendo menos, o queijo ficará mais macio - esta etapa é muito importante, dependendo do tipo de queijo a ser produzido.
4 - A água fervente "cozinha" a massa, deixando o queijo mais firme.
5 - O tempo de dessoramento também é importante para se obter um queijo mais firme. Quanto mais tempo for dessorado, mais firme ficará o queijo.
6 - O cloreto de cálcio que tanto procurei para comprar, é um ingrediente que ajuda a repor parte do cálcio que é perdida no processo de pasteurização do leite ou quando a alimentação do animal é pobre em cálcio - o cálcio do leite é o cimento que irá fazer com que uma proteína fixe na outra, formando assim à coalhada. Para a fabricação do queijo caseiro, este ítem é dispensável.

Agora, o passo-a-passo para preparar um queijo fresco do jeito que você quer!

Ingredientes:
- 2 litros de leite integral tipo C pasteurizado, de saquinho
- 1 colher (sopa) cheia de iogurte integral (opcional)
- 1/2 colher (sopa) de coagulante líquido
- 1 colher (sopa) rasa de sal (opcional)
- morim de 40 x 40 cm
- 1 termômetro de cozinha

Modo de preparo:
- Aqueça o leite até que ele atinja a temperatura de 37ºC.
- Desligue o fogo. Se quiser um queijo com uma leve cremosidade, acrescente neste momento o iogurte e misture bem. Logo em seguida, acrescente o coagulante líqudido e mexa bem para que ele se incorpore totalmente ao leite.
- Tampe e deixe descansando por 1 hora, sem mexer em hipótese alguma.
- Passado esse tempo ele estará com a consistência de um manjar bem mole. Pegue uma faca e faça cortes verticais em forma de xadrez, com espaçamentos de 2 cm entre cada corte.
- Em seguida, faça cortes horizontais em forma de xadrez, com espaçamentos de 2 cm entre cada corte. Os cortes farão com que a massa libere o soro. Deixe em repouso por mais 5 minutos.
- Após o repouso, com o auxílio de uma escumadeira, inicie uma mexedura suave com movimentos circulares por toda a panela. Aquí você irá optar por um queijo mais firme ou mais macio: mexendo mais, mais soro será liberado e produzirá um queijo mais firme, mexendo menos, o queijo ficará mais macio:

- À medida que a massa vai se firmando, mais soro vai sendo liberado e a massa vai ficando mais rígida. Faça isso durante 30 minutos, em intervalos de 5 em 5 minutos. A massa vai se depositando no fundo da panela.
- Neste momento, se quiser dar mais liga à massa deixando-a mais firme, proceda conforme o descrito a seguir ou então passe para a etapa seguinte. Afunde uma peneira sobre a massa e retire 3 xícaras (chá) do soro que se formou na panela (fica a critério reservar este soro para aproveitar em outras receitas). Coloque 3 xícaras (chá) de água fervente no lugar do soro retirado, despejando pelas bordas da panela e tampe-a por 5 minutos.
- Coloque o morim sobre uma peneira grande ou recipiente furado (manualmente ou não) e despeje todo o conteúdo sobre ela. A massa ficará depositada nela - deixe dessorando de 5 a 24 horas no refrigerador, relembrando que quanto maior for o dessoramento, mais firme ficará o queijo.
- Passado o tempo, desenforme o queijo e se quiser salgá-lo, polvilhe 1/2 colher (sopa) rasa de sal sobre a superfície do queijo, deixe descansar assim por 15 minutos para que ele o absorva, vire o queijo e polvilhe mais 1/2 colher (sopa) rasa do outro lado. A massa ainda estará bem frágil, portanto o queijo deve ser manuseado com delicadeza.
- Para ele adquirir consistência, leve-o para a geladeira e deixe descansando de um dia para o outro. O rendimento é de um queijo de aproximadamente 350 gramas - para queijos maiores, faça tudo na mesma proporção.

16 maio 2011

Salada de rúculas, queijo fresco e pétalas de figo

Temperadas com sal, aji-no-moto, vinagre de maçã e azeite de oliva extra-virgem:

Purê de kabocha e feijões brancos com pedaços de seitan


Com pouquíssimos carboidratos e muitas vitaminas boas para o nosso organismo, este purê vale a pena! Além do sabor do prato, o que me impressionou foi que o seitan ficou muito parecido com a carne!

Ingredientes:
- 100 g de feijões brancos
- 500 g de abóbora kabocha com casca, em pedaços
- 1 copo (americano) de água
- 100 g de seitan
- 50g de cebola picada
- 20 g de curry japonês nº 3
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal
- 1 colher (sobremesa) rasa de aji-no-moto
- óleo de milho

Modo de preparo:
- Deixe o feijão de molho em água fria por 8 horas. Escorra, coloque na panela de pressão juntamente com o seitan, cubra com água e cozinhe por 5 minutos em fogo brando.
- Abra a panela, coloque os pedaços de abóbora, tampe e cozinhe por mais 5 minutos em fogo brando.
- Raspe o curry com uma faca, fragmentando-o. Reserve.
- Descarte toda a água do cozimento, retire o seitan e transfira todo o conteúdo restante juntamente com o curry, para um liquidificador e bata até que se transforme num purê. Transfira todo o conteúdo para uma panela.
- Corte o seitan em fatias finas e pequenas. Reserve.
- Coloque um fio de óleo de milho numa frigideira e leve ao fogo alto. Acrescente a cebola picada e o seitan e deixe-os fritando até que fiquem dourados. Jogue sobre o purê, tempere com sal e aji-no-moto, misturando bem.

Saboreei esta delícia com fatias de pão light de amaranto e cereais, show de bola!!!!!

15 maio 2011

Salada de lagarto moído e legumes


Preparei esta deliciosa salada visando um prato rico em ferro e vitamina C, temperado com vinagre de maçã e azeite de oliva extra-virgem que reduzem a formação de radicais livres!

Ingredientes:
- 250 g de lagarto moído
- 1 copo (americano) de água
- 300 g de nabo
- 100 g de pimentão verde
- 150 g de tomate longa vida verde
- 2 xícaras (chá) de salsinha picada
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal
- 1 colher (sobremesa) rasa de aji-no-moto
- vinagre de maçã a gosto
- azeite de oliva extra-virgem a gosto

Modo de preparo:
- Coloque o lagarto moído e a água numa panela, leve ao fogo brando e deixe cozinhando até reduzir todo o líquido. Deixe esfriar.
- Pique os legumes em pedacinhos pequenos e coloque-os numa tigela. Acrescente a carne e a salsinha picada, tempere com sal, aji-no-moto, vinagre e azeite de oliva extra-virgem.
- Deixe marinando por algumas horas na geladeira e sirva.

13 maio 2011

Queijo Minas caseiro parte 5 - uma textura surpreendente


Hoje voltei a fazer novos experimentos com o queijo fresco caseiro. Como meus experimentos anteriores resultavam num queijo mais mole, queria desta vez, um queijo mais consistente como os comprados prontos. Eles tem na sua formulação a adição de cloreto de cálcio - será que é esse o point? Tentei conseguir esse ítem em vários lugares, mas trata-se de um produto muito difícil de ser conseguido - ninguém trabalha com isso!
Mas que diabos! Como o pessoal da fazenda consegue fazer os queijos vendidos na cidade?
Após várias pesquisas, cheguei à um método diferente dos utilizados anteriormente, com a adição de iogurte e também de água fervente, que explico a seguir:

Ingredientes:
- 2 litros de leite integral tipo C pasteurizado, de saquinho
- 1 colher (sopa) cheia de iogurte integral
- 1/2 colher (sopa) de coagulante líquido
- 1 colher (sopa) rasa de sal (opcional)
- morim em forma de saco (30 x 40 cm aproximadamente)
- 1 termômetro de cozinha

Modo de preparo:
- Numa tigelinha, misture bem o iogurte e o coagulante. Reserve.
- Aqueça o leite até que ele atinja a temperatura de 37ºC.
- Desligue o fogo e acrescente a mistura anterior e mexa bem durante 1 minuto para que ela se incorpore totalmente ao leite.
- Tampe e deixe descansando durante 1 hora, sem mexer em hipótese alguma.
- Passado esse tempo ela estará com a consistência de um manjar bem mole. Pegue uma faca e faça cortes verticais em forma de xadrez, com espaçamentos de 2 cm entre cada corte.
- Em seguida, faça cortes horizontais em forma de xadrez, com espaçamentos de 2 cm entre cada corte. Os cortes farão com que a massa libere o soro. Deixe em repouso por mais 5 minutos.
- Após o repouso, com o auxílio de uma escumadeira, inicie uma mexedura suave com movimentos circulares por toda a panela, lentamente para que a massa não fique muito quebrada. À medida que a massa vai se firmando, mais soro vai sendo liberado e a massa vai ficando mais rígida. Faça isso durante 20 a 30 minutos, em intervalos de 5 em 5 minutos. A massa vai se depositando no fundo da panela.
- Afunde uma peneira sobre a massa e retire 3 xícaras (chá) do soro que se formou na panela (fica a critério reservar este soro para aproveitar em outras receitas). Coloque 3 xícaras (chá) de água fervente no lugar do soro retirado, despejando pelas bordas da panela. Mexa suavemente apenas para misturar a água quente. Tampe a panela por cerca de 5 minutos.
- Coloque o saco de morim sobre uma tigela grande, de forma que ele sirva de peneira, e despeje todo o conteúdo sobre ele. A massa ficará depositada nele - deixe pendurado na torneira da pia por 5 horas ou até que o excesso de soro seja eliminado. Se quiser que o resultado seja um queijo com um formato arredondado, a melhor opção é despejar toda a massa sobre um recipiente com furos pequenos, ou com furos grandes e forrado com o morim. Pode ser um recipiente descartável furado manualmente - no meu caso, utilizei o recipiente do amassador de batatas:

- Passado o tempo, desenforme o queijo e se quiser salgá-lo, polvilhe 1/2 colher (sopa) rasa de sal sobre a superfície do queijo, deixe descansar assim por uns 15 minutinhos para que ele o absorva, vire o queijo e polvilhe mais 1/2 colher (sopa) rasa do outro lado. A massa ainda estará bem frágil, portanto o queijo deve ser manuseado com delicadeza.
- Para ele adquirir consistência, leve-o para a geladeira e deixe descansando de um dia para o outro. O rendimento é de um queijo de aproximadamente 350 gramas.

Quando provei o queijo, tive uma grande surpresa!
Ele ficou bem firme, porém com uma textura interior muito parecida com a do requeijão de corte caseiro!!!!!! Muito macio, delicioso!!!!!!!!
Pulei de alegria!!!!!!!!!
Por quê?
O requeijão além de ser muito mais trabalhoso, é um alimento gorduroso! Com o resultado que obtive, posso consumir um queijo magro, mas muito parecido com o requeijão em textura, não é demais?
Pode-se dizer que de todos os queijos que fiz até hoje, este foi o melhor!

09 maio 2011

Caldo de feijão branco, cenoura e seitan

Minha primeira receitinha para inaugurar o também primeiro seitan que preparei, foi bem simples:

Ingredientes:
- 100 g de feijão branco
- 150 g de cenoura em pedaços
- 100 g de seitan
- 1 xícara (chá) de salsinha picada
- 1 colher (chá) rasa de gengibre ralado
- 1 colher (chá) rasa de sal
- 1 colher (chá) rasa de aji-no-moto

Modo de preparo:
- Deixe o feijão de molho em água fria por 8 horas. Escorra, coloque na panela de pressão juntamente com os pedaços de cenoura e o seitan, cubra com água e cozinhe por 8 minutos em fogo brando.
- Retire o seitan e transfira todo o conteúdo restante para um liquidificador, acrescente o gengibre ralado e bata até que os ingredientes se desmanchem.
- Pique o seitan em pedacinhos. Reserve.
- Volte o caldo batido para a panela, acrescente o seitan picado, tempere com sal e aji-no-moto e cozinhe em fogo brando por 5 minutos.
- Na hora de servir, salpique a salsinha picada.

Ficou delicioso, o seitan substituiu bem a carne e ficou totalmente livre de gorduras!!!!!!

Abobrinhas italianas com tomates e mozzarella

Deliciosas e levíssimas, para serem consumidas sem moderação mesmo! Kkkkkkk!!!!!!!!

Ingredientes:
- 500 g de abobrinhas italianas
- 100 g de tomates caipiras
- 100 g de mozzarella fatiada
- sal a gosto
- aji-no-moto a gosto
- orégano a gosto
- azeite de oliva extra-virgem

Modo de preparo:
- Corte as abobrinhas ao meio, no sentido longitudinal e leve para grelhar em grelha de fogão, por 20 minutos de cada lado, em fogo baixo, embrulhadas em papel alumínio totalmente vedado. Reserve.
- Fatie os tomates em rodelas finas. Reserve.
- Num refratário, disponha as abobrinhas com o miolo voltado para cima. Cubra cada uma com as fatias de tomate e tempere com sal e aji-no-moto. Cubra com a mozzarella e polvilhe orégano a gosto.
- Leve ao microondas, na potência máxima por 2:30 minutos.
- Sirva regado com azeite de oliva extra-virgem.

Salada de rúculas e queijo fresco

Temperadas com sal, aji-no-moto, vinagre de maçã e azeite de oliva extra-virgem:

Seitan caseiro com farinha de trigo comum


Conhecido também como carne vegetal, tem um aspecto semelhante à carne e é um alimento básico da dieta vegetariana equilibrada.
O seitan é um produto feito a partir do trigo, concentrando toda a parte proteica do cereal - o glúten.
Rico em proteínas e pobre em gorduras e carboidratos, cerca de 180 g de seitan são suficientes para satisfazer as necessidades proteicas diárias.

O valor nutricional de 100 g de seitan é o seguinte:
- 90 calorias
- 19.6 g de proteínas
- 3 g de carboidratos
- 0 g de gorduras
- 0.8 g de fibras
- 109 mg de potássio
- 35 mg de cálcio
- 2.1 mg de ferro
- 23 mg de magnésio
- 1.1 mg de zinco

Ingredientes:
- 1 kilo de farinha de trigo
- 3 xícaras (chá) de água
- 1/2 xícara (chá) de molho de soja
- 1 tira de 5 cm de alga kombu
- 1 colher (chá) rasa de gengibre fresco ralado

Modo de preparo:
- Misture a farinha com a água, sovando como se fosse massa de pão, até formar uma bola homogênea. Acrescente mais água se necessário, para ficar nessa consistência. Deixe de molho em uma bacia, coberta com água de um dia para o outro.
- Depois do período de descanso, dentro da pia, coloque a massa dentro de um escorredor e este, dentro de uma bacia. Para que o amido seja totalmente retirado, de modo a ficar apenas a parte proteica ou o glúten, comece novamente a sovar a massa, espremendo-a bem com os dedos sob a água corrente, até que a água comece a sair quase transparente. Nesse momento, pedaços da massa se soltam do todo, porém quando terminar a lavagem, basta juntar as partes, que a massa voltará a ficar uniforme. O resultado é uma massa bege gomosa e elástica, que é o glúten:

- Deixe o glúten a repousar durante 30 minutos dentro da água e posteriormente cozinhe-o por 20 minutos na panela de pressão, em fogo brando, num caldo condimentado com o molho de soja, alga kombu, gengibre fresco ralado e água suficiente para o cozimento.
- Escorra o excesso de líquido, corte em pedaços e conserve em geladeira num pote fechado ou então congele-o para uso posterior:

1 Kg de farinha de trigo rende aproximadamente 300 g de seitan.

Pelo seu grande valor nutritivo, considera-se o seitan como sendo um excelente substituto da carne, além de ser semelhante a ela em textura e consistência.
Pode ser servido como prato principal, incorporado em recheios, frito e acebolado como um bife comum, cozido com o feijão, enfim.

02 maio 2011

Picadinho light

Visando diminuir a quantidade de gorduras e carboidratos, preparei este prato light com um toque de curry, para saborear neste friozinho que vem chegando!


Ingredientes:
- 300 g de lagarto moído
- 150 g de cebola picada
- 1 colher (sobremesa) rasa de alho picado
- 1 xícara (chá) de salsinha picada
- 300 g de chuchu
- 150 g de cenoura
- 150 g de feijão branco
- 20 g de curry japonês nº 3
- 1/2 copo (americano) de água
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal
- 1 colher (sobremesa) rasa de aji-no-moto
- óleo de milho

Modo de preparo:
- Deixe o feijão de molho na água de um dia para o outro.
- Corte o chuchu e a cenoura em pedaços pequenos. Reserve.
- Escorra o feijão e coloque numa panela de cozimento à vapor, juntamente com o chuchu e a cenoura. Cozinhe em fogo brando até que fique al dente. Reserve.
- Coloque dois fios de óleo de milho numa frigideira funda e acrescente a cebola e o alho. Assim que dourarem, acrescente a carne moída e refogue até que mude de cor. Acrescente a água e o curry, cozinhe em fogo brando até reduzir o líquido. Acrescente os ingredientes cozidos no vapor e tempere com sal e aji-no-moto, misturando tudo.
- Por fim, acrescente a salsinha picada, dê uma revolvida e desligue o fogo.