30 dezembro 2010

Frango com batatas "delícia" da Mine

Ontem a Mine, o Lu e o Kenzo chamaram eu e o papai para saborearmos deliciosos quitutes!!!!!
Competiram entre sí o stroganov de camarão e catupiry - que ela chamou de camarão na moranga sem moranga, o ensopado de músculo com legumes e este frango com batatas que ficou simplesmente estonteante!!!!!

Comí tanto, que fui direto pro sofá depois da janta!!!!!!! Rsrsrsrsrsrs.......

21 dezembro 2010

Nishi Shinjuku no oyaji no uta

E assim vou terminando meus últimos momentos de 2010 no Tokyo Pub, ouvindo nada mais nada menos que o mitológico Nagabuchi Tsuyoshi, interpretando uma de minhas canções preferidas: Nishi-Shinjuku no oyaji no uta!!!!!
Conhecí esta canção no Japão há muitos anos atrás…… ela faz parte do álbum JEEP e marcou momentos inesquecíveis da minha vida, que agora me chegam à lembrança em momentos de grande nostalgia. Bons tempos aqueles!!!!!

Quem quiser ouví-la, aquí está o link da canção original e aquí, ao vivo.

18 dezembro 2010

Kinpira gobo enriquecido com shimeji

Hoje preparei um kinpira gobo customizado com shimeji e alho, que tornaram o prato infinitamente mais saboroso que o convencional!!!!!!

Ingredientes:
- 200 g de gobo
- 200 g de cenoura
- 400 g de shimeji fresco
- 1 colher (sobremesa) cheia de alho picado
- 1 colher (sobremesa) rasa de aji-no-moto
- 3 colheres (sopa) sake culinário
- 3 colheres (sopa) molho de soja
- óleo de gergelim
- óleo de girassol

Modo de preparo:
- Descasque o gobo e corte-o em pedaços de aproximadamente 7 cm. Corte estes pedaços em fatias bem finas, no sentido do comprimento. Em seguida, corte estas fatias em palitos bem finos, no sentido do comprimento. Reserve.
- Faça o mesmo com a cenoura. Reserve.
- Desfie o shimeji e reserve.
- Coloque um fio de óleo de girassol numa wok e leve ao fogo alto. Assim que esquentar, coloque os palitos de gobo e salteie por alguns instantes.
- Acrescente os palitos de cenoura e o alho picado e salteie por mais alguns instantes.
- Acrescente o shimeji desfiado, tempere com aji-no-moto, sake culinário e molho de soja.
- Dê mais uma salteada, acrescente 2 fios de óleo de gergelim e desligue o fogo.

A quantidade de legumes fica a critério de cada um. Pode-se, opcionalmente, polvilhar sementes de gergelim brancas ao final da preparação.
É um prato bem simples, nutritivo e exótico!!!!!

15 dezembro 2010

Cabeças de salmão fritas


Muita gente não dá a menor importância para as cabeças dos peixes, há até os que tem verdadeira repugnância só pelo fato de serem cabeças!!!!!
Eu mesmo, há alguns anos atrás, nem ligava tanto. Tudo começou num dos dias que comprei vários quilos de filés de anchovas e as carcaças vieram junto. Das carcaças, separei apenas as cabeças numa sacola e já ia jogá-las fora, quando uma conhecida que estava presente, me disse para não fazê-lo pois ela os levaria para comer - segundo ela, eram deliciosas!!!!!
Depois que ela se foi fiquei pensando…….. para ela ter levado tantas cabeças, o negócio deve ser bom mesmo!
Foi a partir daí que dei mais importância a elas!
A conhecida preparava as cabeças cozidas. Nunca fiz assim. Sempre que faço, faço fritas em imersão no óleo. Assadas só fiz uma vez, fritas ficam melhores. Há também os que preferem fazer um pirão.
Desde a primeira preparação, as cabeças passaram a ser uma das minhas partes favoritas! Muuuuuito deliciosas!!!!!!!!!!!
As cabeças tem uma espécie de colágeno - chega a grudar nos dentes - uma loucura!!!!! Só comendo mesmo para saber!!!!!
O tempo de imersão no óleo varia de peixe para peixe. Para o salmão, 20 minutos são suficientes para deixá-las no ponto, mas se o tempo se prolongar todas as partes ficarão bem crocantes, a ponto de ser possível comer a cabeça inteira - sem sobras!!!!!! Inclusive os dentes!!!!!!
O modo de preparo desta verdadeira iguaria é bem simples. Enquanto o óleo está no fogo, corto as cabeças em pedaços, com o auxílio de um cutelo e um martelo de cozinha.
Frito-as sem nenhum tempêro e deixo-as escorrendo por alguns instantes. Se, devido à fritura, quiser deixá-lo mais sequinho, leve os pedaços ao forno alto por uns 10 minutos e mais um pouco de óleo será liberado.
Na hora de comer, tempero ora com limão, ora com molho de soja - isso fica a critério de cada um e do momento. Experimentem!

13 dezembro 2010

Atum na manteiga com fatias de nabo

Mais um prato bem fácil de ser feito e - delicioso!!!!!!
Vapt - vupt!!!!!

Ingredientes:
- 200 g de filé de atum fresco com a pele
- 200 g de nabo
- 1 colher de chá (rasa) de hondashi
- 1 colher de chá (rasa) de aji-no-moto
- 2 colheres de sopa de sake culinário
- 1 colher de sopa (cheia) de manteiga sem sal

Modo de preparo:
- Descasque o nabo e fatie em rodelas de aproximadamente 1/2 cm de espessura e coloque numa tigela.
- Corte o filé de atum em fatias de aproximadamente 1/2 cm de espessura e coloque na mesma tigela onde estão os nabos.
- Faça uma marinada com o hondashi, o aji-no-moto e o sake culinário. Despeje sobre o nabo e o atum. Dê uma revolvida e deixe marinando por 15 minutos na geladeira.
- Numa frigideira anti-aderente, coloque a manteiga e leve ao fogo. Assim que ela derreter, disponha as fatias de nabo e deixe fritando em fogo médio por 2 minutos.
- Passado o tempo, vire as fatias de nabo e acrescente as fatias de atum. Assim que dourarem na base, vire-as e deixe fritando até que tudo fique dourado.

Ô coisa boa!!!!!

Rolinhos vietnamitas de repolho fritos na água

Sim! Fritos na água!
Lembraram muito o gyouza, ou melhor, ficaram mais saborosos ainda!!!!!
Macios de um lado e crocantes do outro….. hmmmmmmmmmm!!!!!!!!!!!

Ingredientes:
- 8 folhas de papel de arroz
- 250 g de ropolho finamente picado
- 1/4 copo (americano) de água fervente
- 1 colher de sopa (rasa) de alho picado
- 1 colher de chá (rasa) de sal
- 1 colher de chá (rasa) de aji-no-moto
- óleo de girassol
- óleo de gergelim

Modo de preparo do recheio:
- Coloque um fio de óleo de girassol numa wok e leve ao fogo alto. Assim que esquentar, acrescente o alho picado e logo em seguida, o repolho picado. Tempere com sal e aji-no-moto e deixe fritando até ficar dourado.
- Atingido o ponto, desligue o fogo, regue com 2 fios de óleo de gergelim e dê uma revolvida.
- Na própria wok, divida o recheio em 8 partes iguais e reserve.

Modo de preparo dos rolinhos:
- Coloque as folhas de papel de arroz de molho numa tigela com água, aguardando 1 minuto para que elas amoleçam e vá colocando uma por vez sobre um pano limpo. Coloque então outro pano limpo por cima, para que ele absorva o excesso de água. Retire o pano de cima e recheie o papel de arroz com uma parte do repolho refogado. Dobre a extremidade que está voltada para você, depois as laterais, e finalmente enrole tudo, firmemente, até o final. Recheie um por vez, deixando os demais na tigela com água, pois o papel de arroz depois de umedecido, fica meio pegajoso, podendo dificultar seu manuseio. Repita todo o processo com as outras folhas, e vá acomodando-as sobre um prato.
- Numa frigideira anti-aderente, coloque um fio de óleo de girassol e leve ao fogo. Assim que esquentar, abaixe o fogo ao mínimo, disponha os rolinhos e frite por 1 minuto para selar a face inferior.
- Passado o tempo, coloque a água fervente na frigideira - pelos cantos - isto é, sem entornar diretamente sobre os rolinhos. Deixe fritando até que a face inferior fique dourada.
- Na hora de servir, sirva com a face dourada voltada para cima.

Tem vaga na sapateira?